segunda-feira, 13 de março de 2017

ODEBRECHET CONTINUA A COMETER ABUSOS DE FORMA DELIBERADA COM A COBRANÇA DE VALORES ALTISSIMOS NAS TARIFAS DE ÁGUA DOS CONSUMIDORES DE PAÇO DO LUMIAR E S. JOSÉ DE RIBAMAR

Fora Odebrecht! - A população reivindica promessa de campanha de Dutra - e espera uma atitude imediata da gestão municipal em relação aos desmandos protagonizados  pela referida empresa, que é a representação personificada e materializada da corrupção em nosso país..
        
Por: Mendes Junior                                                                                   Editar
O Patriota!

   
Desde que a empresa Odebrecht chegou aos municípios de Paço do Lumiar e S . José de Ribamar, os consumidores, não tiveram mais sossego e paz, por conta das cobranças abusivas.
 Com os valores altíssimos nas tarifas de consumo de água, a revolta e insatisfação dos consumidores é constante, - o mais absurdo de tudo,- é a extorsão que está sendo feita na cobrança da taxa de esgoto - um assalto declarado ao bolso da população.

A desconformidade na cobrança de esgoto é algo tão imoral e ilegal que contraria todo o principio de modicidade, na prestação de serviços por uma concessionária, cujo está descrito na Lei 8.987/95 no seu artigo 6º. Aqui destacamos como base fundamental e irrevogável o principio da modicidade das tarifas, que afirma o seguinte: As tarifas devem ter preços módicos, ou seja, razoáveis e acessíveis. Importante notar que o serviço público não tem como requisito a gratuidade. O que a Lei 8.987/95 vem assegurar é que o valor das tarifas seja módico, de formar a possibilitar a fruição do serviço também pelos economicamente mais carentes.  Porém, o que vemos, é o total desrespeito da Odebrecht  em relação a esse princípio, o que  a população não pode aceitar e continuar sendo submetida a esse furto deliberado.

Pelo que sabemos, a Odebrecht não fez nenhuma tubulação de esgoto na região, de conjuntos como Maiobão, Upoan-Açu, Paranã, Tambaú e outros bairros, mas mesmo assim, cobra por um serviço que não fez, e pior, de maneira extorsiva, cujo, a taxa de esgoto é a mais alta do Maranhão, é o principal questionamento e tem causado muitas reclamações dos consumidores. Após a chegada da Odebrechet, observamos que o único e grande investimento da empresa é no lucro fácil, ela investe apenas na tubulação de água para lucrar e lucrar. -Vemos os estragos causados nas vias dos conjuntos e bairros de toda a cidade de Paço, porém, em relação aos serviços de esgoto praticamente não se tem visto  o mesmo empenho, essa é a grande realidade.

Veja abaixo um comparativo na cobrança da taxa de iluminação da Cemar, e a taxa de esgoto da Odebrechet nas contas de uma unidade consumidora do conjunto Maiobão. Clique na imagem para ter melhor visualização.


Enquanto a taxa de iluminação da Cemar custa R$ 6,30 (seis reais e trinta centavos) a taxa de esgoto da Odebrechet custa R$118,60 (cento e dezoito reais e sessenta centavos) ou seja, 50% do valor total da fatura, que é aplicado a todos os consumidores, sem exceção.  –Então, não é possível, o melhor,  não é aceitável que o Estado e o Município fiquem alheios a essa situação, ou concordem com os desmando da referida empresa, pois tal fato é demasiadamente desrespeito para com cidadãos de Paço do Lumiar e S. José de Ribamar.

A população tem recorrido a justiça, aos administradores públicos, mas nada parece fazer efeito, pois, nenhuma providência de fato é tomada para que a Odebrecht  adeque os valores das tarifas a realidade e as condições  do orçamento familiar dos consumidores, que em sua grande maioria é assalariada. As reclamações e as ações contra os abusos da empresa junto aos orgãos de proteção ao consumidor e juizados de pequenas causas, só crescem dia após dia; - que o diga Juizado Especial Cívil e Criminal de Paço do Lumiar, localizado no conjunto Maiobão.

-É necessário que o atual prefeito o Sr. Domingos Dutra intervenha de maneira mais firme nessa questão, em defesa da população, dos seus eleitores, pois essa foi uma das lutas e um compromisso de campanha, dar fim a esse contrato ilegal que fora efetivado na gestão anterior. – Se não finalizado o contrato, pelo ao menos o prefeito tem que cobrar e determinar a redução desses valores altíssimos que sendo impostos aos consumidores, principalmente a taxa exorbitante de esgoto, que está sendo cobrada pela referida empresa.

A situação chega a ser insustentável, e tem causado transtornos e perturbação a paz pública dos moradores desses municípios, os quais passaram a viver num clima de tensão e preocupação constante, por conta das ameaças da empresa em cortar o fornecimento de água, incluir e negativar os nomes dos consumidores no SPC /Serasa.
Por tanto, registra-se aqui as reivindicações e as muitas reclamações da população para que o prefeito Domingos Dutra tome uma providência de imediato para dar fim aos abusos e excessos da Odebrecht Ambiental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário