O Patriota!
Na manhã
deste sábado 15, foi realizado no auditório da escola municipal UEB. PARANÃ, o Primeiro Encontro de Criadores e Apreciadores do
Canto Timbira-Virado do Curió em Paço do Lumiar. O encontro foi organizado pelo criador Sandro Freitas, em parceria com a APEMA.
- Sandro Freitas é um dos nomes mais respeitados na criação em cativeiro da espécie (Sporophila angolensis) no estado Maranhão.
- Sandro Freitas é um dos nomes mais respeitados na criação em cativeiro da espécie (Sporophila angolensis) no estado Maranhão.
Palestrante: Sandro Freitas |
O palestrante Sandro Freitas trouxe como temas principais do encontro: A preservação do pássaro (Curió), A criação legal e regular e como ponto alto e principal da palestra o Canto Timbira-Virado Clássico com objetivo de alavanca-lo a nível estadual e nacional.
Durante a sua fala Sandro Freitas destacou questões, como: a importância e o cuidado que o criador deve ter com pássaro; questões relacionadas a passeios regulares, ouvir e observar o canto e comportamento da ave - evidenciou que esses procedimentos são fundamentais para se conhecer o animal.
"Dedique-se a ouvir o seu bicho e fundamental para que você conheça o tipo de voz, o andamento e nota, elementos fundamentais na configuração harmônica de cada canto, peculiar a cada pássaro," evidenciou Sandro Freitas.
A evolução do canto do Curió
Sandro Freitas destacou que com o passar do tempo, ocorreu uma elevação na qualidade do canto do Curió, e isso, se deu devido utilização de mecanismos de áudio pelos criadores para treinar a ave, como Fitas Cassete, CD,s e Pendrives, evidenciou que após um incessante trabalho de observação percebeu o grau de assimilação do pássaro em relação a esses três tipos de mecanismos; por exemplo: verificou que entre a Fita Cassete e o CD o pássaro assimilava melhor o áudio da Fita Cassete em relação ao CD, e com a inovação pendrive, o pássaro teve um grau de assimilação ainda melhor.
Em um portfólio com cerca de 140 tipos de cantos, Sandro Freitas detalhou aos criadores aspectos importantes acerca de variações de notas, tonalidade, ritmo, melodia e outros aspectos na configuração harmônica de cada canto do Curió.
O evento, além de oportunizar ampliação de conhecimentos acerca da criação e aspectos peculiares à ave, também trouxe esclarecimentos legais, embasamentos acerca da legislação para a criação e reprodução em cativeiro do Curió. O encontro contou com a participação de um número significativo de criadores e admiradores do Curió de varias regiões do Maranhão, além de outros estados como, Pará e Piaui.
- Durante o evento foram prestadas homenagens a um dos grandes criadores e amantes do Curió no estado, o conhecido e agora saudoso Japonês, falecido recentemente, os colegas prestaram um minuto de silêncio em memória do mesmo; a esposa e viúva, a Sra. Sâmea Teresa discursou e destacou aos colegas presentes no evento, o amor e a dedicação do marido pelo Curió, a incansável luta pela a associação dos criadores da espécie no Maranhão, ao final da sua fala foi bastante aplaudida pelos colegas e amigos do querido Japonês.
Antes da abertura dos trabalhos, foi servido um café da manhã pela organização do evento, como forma de confraternizar e fortalecer os laços dos que compõe a grande família da Associação de Criadores do Curió no Maranhão (APEMA).