segunda-feira, 18 de agosto de 2014
A POLÍTICA EM PAÇO DO LUMIAR É SINÔNIMO DE CORRUPÇÃO E INOPERÂNCIA
Por: Mendes Junior
O Patriota!
18-08-2014 14:32
Ao longo das últimas três décadas a população luminense vive oprimida e refém da conduta corrupta e inoperante da classe política no município, isso se dá em grande parte, por conta dos que devem fiscalizar, coibir e punir os crimes políticos. Porém, estes também inoperam e contribuem ainda mais para os desmandos. O que vemos, ano após ano, é uma zombaria e desdenho dos parlamentares em relação ao eleitorado.
O povo luminense, já está desencorajado e principalmente desacreditado em reivindicar seus direitos junto aos órgãos e/ou instituições “competentes”, isso é o que se ouve nas lamentações em meio às conversas que se dão nas filas dos os hospitais e agências bancárias, dentro dos coletivos, nas igrejas, no bate-papo entre amigos, na prosa entre vizinhos, que se perguntam: o que fazer?
Os fatos, os escândalos são visíveis. Percebe-se que não há ações por parte dos parlamentares, não há projetos, que efetivamente beneficiem a população, e sim, enganação, paliativos tolos que não melhoram os indicadores sociais, não favorecem o crescimento intelectual e bem-estar dos cidadãos, não priorizam a educação, o esporte, o lazer, a cultura, saneamento, segurança - nada sério! A maior evidência disso, está refletida nas administrações das três ultimas décadas, as quais só deixaram um rastro de corrupção e inoperância.
Os vereadores do município atuam como verdadeiros senhores de barganhas em transações cavilosas, pois, os interesses que defendem são os que beneficiam cada um deles, fazem acordos para votar e não votar, ou seja, aprovam os projetos de poder, que atendem a sua cobiça.
Convoco os parlamentares da câmara municipal, a apresentar um projeto sério, que efetivamente esteja contribuindo diretamente para melhoria da vida dos seus cidadãos diretamente, não projetos em papel e de gaveta, com dados fictícios.
Essa situação calamitosa da política local - é constante! Na atual administração se percebe isso, nas obras que estão sendo realizadas nos diversos bairros - obras inacabadas, empresas que iniciam os serviços e não terminam, deixam entulho nos meios fios nas calçadas, valas e bueiros abertos, o lixo é recolhido irregularmente, assim como a limpeza da cidade, e daí por diante, a farra do desrespeito com a população corre solta sem rédeas.
A lei diz que os vereadores são os fiscais do povo, mas não em Paço do Lumiar, este que é um dos municípios mais corruptos da federação, prova disso, está nas ocorrências, no reflexo das administrações que se sucedem - recentemente se viu o desfecho da última gestão municipal marcada pela corrupção: peculato, desvio dos recursos públicos, favorecimentos em contratos, notas frias etc.
Como se vê, os vereadores da câmara fiscalizam os seus acordos, seus interesse particulares e arquitetam tramoias e tocais para assim, manterem-se no poder, e com isso, a corrupção e a inoperância se consolida, e a população fica refém, desassistida, sem a quem recorrer.
O que a população ainda pode fazer - é denunciar os desmandos e o descaso da classe política. O povo não tem poder de polícia, não pode prender, fazer justiça com as próprias mãos, ou punir de forma direta os crimes de improbidade dos seus gestores. Mas, essa mesma população, ainda espera que as instituições que têm como dever e competência de julgar e aplicar a lei, é que cumpram com tais responsabilidades - chega de vistas grossas para não aplicar as leis e punir esses indivíduos! Pois, o cidadão não suporta mais essa situação de impunidade, não se pode permitir que essa conduta maléfica continue imperando na administração pública. A cada mudança de comando só se consegue ver os rombos nos cofres e nas contas do município, os gestores exigindo e cobrando o pagamento de taxaz e mais taxas, impostos e mais impostos, que não são revertidos em beneficio da população; e são cobrados com o objetivo de cobrir os rombos deixados pelas administrações que se sucedem.
O contexto deste texto, não é apenas um relato indignado, sem fundamento, não é partidarismo, não se trata de falar mal, denegrir a imagem de alguém, tudo está estampado noticiado nos arquivos da mídia, tanto impressa, quanto televisiva e na internet. Há inúmeras matérias que retratam o histórico catastrófico em Paço do Lumiar, é fato, é visível na insatisfação popular, e, principalmente na situação a qual ela se encontra, desamparada de serviços e dos seus direitos essenciais garantidos na constituição.
- Caro leitor, a intenção deste articulista não é meramente expor, evidenciar e noticiar os fatos, como a mídia em geral já o faz, porém, o desejo maior é que providências sejam tomadas, para que mudanças significativas aconteçam no município.
Portanto, é necessário que haja uma espécie de intervenção, para que esse caos na política do município, assim como no Brasil, tenha fim, e assim, o povo exerça sua cidadania, o que não se resume unicamente ou exclusivamente no ato de votar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário