Por: Mendes Junior editar
o Patriota!
Lagoa da Jansen
O governo do estado tem feito grandes investimentos em obras para a construção, revitalização e otimização de espaços de convivência e lazer para os maranhenses, e também turistas que visitam o estado. Dentre essas importantes obras estão: a Lagoa da Jansen, onde já foram, -e ainda estão sendo feitos trabalhos de saneamento, sistema de tubulação, coleta e tratamento de esgoto, o qual não permitirá, que os dejetos produzidos pelos milhares de domicílios no entorno sejam despejados na Lagoa.
Essa é uma das obras mais esperadas pelos ludovicenses e que já gerou muitas e muitas discussões ao longo dos governos que já se passaram com promessas de revitalização, porém, não saía do papel e ficava só na promessa, apenas no "migué).
A obra que continua em andamento, onde ainda serão feitos outros trabalhos como paisagismo, drenagem para retirada do excesso de dejetos e impurezas, para despoluir as águas da Lagoa - todo esse monturo de dejetos produzia um odor intragável a quem passava pelo local, o jeito era apertar o nariz com dedos e correr, pois a situação era horrível por conta da fedentina.
Hoje, quem passa pelo local já pode perceber e sentir a diferença, e a redução significativa do mau-cheiro que tirava o brilho e impedia que maranhenses e turistas desfrutassem de uma das mais belas paisagens da nossa ilha magnética e também do amor, além de todo o trabalho de estrutural e de despoluição, estão previstas a adequação necessária para inserção de diversas atividades como a prática de esportes náuticos, lazer e entretenimento aos futuros e potenciais frequentadores e visitantes.
APA (Itapiracó)
No mês de julho, o governo do estado entregou um outro espaço de convivência e lazer à população ludovicense e maranhense - a APA ( Área de Proteção Ambiental do Itapiracó) a área foi totalmente revitalizada e estruturada para a pratica de esportes, lazer e entretenimento para todas a idades. O espaço conta com três praças: Praça do Atleta, Praça da Criança e a Praça da Família; campos de futebol, quadras poliesportivas, parquinhos infantis, trilhas ecológicas, entre outras opões, que buscam contemplar às varias práticas de esporte e lazer.
PARQUE DO RANGEDOR
A mais recente obra do governo estado, dada inicio nesta segunda-feira, será a construção do Parque Estadual do Sítio do Rangedor. Veja abaixo a matéria da Agência de Noticias do governo do Maranhão.
Compartilhamento (Agência de Noticias - MA)
O Parque Estadual Sítio do Rangedor começa a ser construído na próxima segunda-feira (2), em São Luís. A área será organizada pelo Governo do Maranhão, com o recurso de R$ 19 milhões da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).
O espaço contará com três praças grandes e quatro intermediárias, dois estacionamentos, pista de caminhada, ciclovia, trilhas naturais, playgrounds, academias ao ar livre, campo de beach soccer oficial, quadras poliesportivas, espaços de convivência e uma lagoa.
“Assinamos a ordem de serviço e a empresa está se regimentando para montar a equipe de trabalho. O projeto está sendo realizado nas áreas da unidade que já foram degradadas. O espaço, além de ser aproveitado, será recuperado”, diz o secretário da Sema, Marcelo Coelho.
“O nosso objetivo é diminuir a depredação da área. É uma forma de sensibilizar a população para cuidar desse bem e respeitar. Vamos fazer toda recuperação da área central”, acrescenta.
A área contará com três portões de acesso, sendo dois destes destinados para manutenção, e uma entrada principal que ficará aberta ao público, localizada na Avenida Eduardo Magalhães.
“Haverá uma via de caminhada e de ciclismo que ficará ao redor do parque. A obra seguirá o molde do Itapiracó e da Praça da Lagoa, com diversas trilhas na mata”, ressalta Coelho.
O espaço foi uma Estação Ecológica, mas devido à quantidade de áreas que sofriam ataques com queimadas criminosas, despejo de lixo e prática ilegal de caça, o Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual Nº10. 455/2016, aprovada na Assembleia Legislativa, estabeleceu uma nova categoria para o local: a de Parque Ambiental, que agora pode receber as intervenções nas áreas já degradadas.
“Vamos transformar uma área de lazer com grande potencial. Será um espaço para fazer eventos culturais, esportivos e que trará muitos turistas”, diz o secretário.
Com 126 hectares de área, o Parque Estadual do Sítio Rangedor é uma unidade de proteção integral de reposição de aquíferos. Sua existência, no meio da cidade, garante o abastecimento de importantes lençóis freáticos, localizados no subsolo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário