sexta-feira, 29 de maio de 2015

Libertadores, grandes surpresas, grandes conquistas.



Três grandes conquistas, que marcaram a história da Copa Libertadores da América. Pequenos que se tornaram grandes!

San Lorenzo, campeão em 2014
LDU, campeão em 2008
  
Campeão em 2004

 Por: Mendes Junior

O Patriota! 

A Copa Libertadores da América é uma competição que no decorrer da sua história nos apresentou alguns aspirantes ao título que surpreenderam o continente de forma inigualável e triunfante, e nos proporcionaram uma indescritível satisfação, e que conquistaram a nossa simpatia, e também, a nossa torcida em muitos casos, apesar de baterem aos esquadrões do peito de alguns torcedores apaixonados. O bom e louvável nisso tudo, é ser humilde e reconhecer a grandeza do feito dessas equipes fantásticas. É algo muito gratificante, quando vemos surgir equipes quase que anônimas, sem nenhuma expressão no contexto do futebol continental e/ou mundial, e mesmo assim, elas conseguem realizar feitos memoráveis e inesquecíveis aos amantes do futebol, protagonizam situações quase inimagináveis e para alguns até impossível. Equipes “pequenas”, que fizeram gigantes vir ao “chão” sob o comando de grandes estrategistas do futebol e que conseguiram chegar ao grande triunfo, ao ponto mais alto do futebol do continente, a conquista do título de campeão das Américas.
 Nesse contexto histórico de gratas surpresas, vou citar alguns que para mim foram especiais pela forma aplicada de jogar, da obediência dos jogadores ao esquema tático, que bloquearam as ações dos gigantes do futebol sul americano.  Vamos regressar e relembrar alguns deles, times como: San Lorenzo da Argentina, que em 2014, chegou a grande conquista contra o Nacional do Paraguai; - muitos, dizem que o time contou com a ajuda do “Santo” Papa, mas, na verdade o que se viu foi time muito aplicado taticamente, com uma forte marcação, com muita determinação e com a boa e velha raça argentina.  
Em 2004, para mim, a mais fantástica conquista da história da competição, isso, por que tive a oportunidade de ver, uma equipe inexpressiva, despercebida e desconhecida do grande público, armar um esquema de jogo invejável, mais o maior esquema defensivo já armado na história, por uma equipe do Futebol Sul Americano.
Em 2004, o Once Caldas foi praticamente impecável no seu sistema de marcação, jogadores de uma aplicação tática descomunal, regido pelo treinador e maestro Luis Fernando Montoya , que em sintonia executou junto com seus comandados uma sinfonia perfeita, lembrando que naquele ano, gigantes como Santos, São Paulo sentiram o peso e força da calda, do Once Caldas, e na final, quem sentiu a ultima patada do Once, foi o temido e gigante da Argentina, o  conhecido da Américas, o Boca Juniors. É claro que na história dessa conquista, a zebra, assim era vista pela crônica esportiva até meados da competição. Podemos dizer sem dúvidas que o time contou com a sorte, ou com o azar dos seus adversários em algumas partidas disputadas, mas, provou que não era a folclórica zebra que geralmente costuma ficar pelo meio do caminho, mas que realmente era um grande time. - O que se viu nos anos seguintes, foi que algumas equipes adotaram o estilo Once Caldas de jogar.

Em 2008, vimos a LDU – do equador se tornar o grande da América, levando o futebol equatoriano a viver o seu maior momento dentro da história do futebol, jogando também, com forte sistema de marcação fechadinho e a impressionante velocidade dos pontas: Bolaños e Guerrón, sem se arriscar, na dando folga na marcação, ocupando os espaços e fechando as brechas, com meio campo forte e com a eficiência desses dois jogadores nas pontas, apoiando o ataque, a LDU chegou até a final e conquistou a taça, o título máximo das Américas contra um time brasileiro, o Fluminense.

Em 2015, quem vem roubando a cena é o Guarani do Paraguai, tem sido um time muito aplicado, que também joga marcando muito firme e que só vai ao ataque na boa; não se arrisca, que digam os seus adversários, o Corinthians foi uma das suas vítimas, não conseguiu ter êxito sob a forte retranca do time Paraguaio nas oitavas. Ontem, o Guarani despachou mais um adversário, a vítima foi o Racing, jogando lá na Argentina, onde segurou o empate em 0 x 0, que o credenciou às semifinais da competição.
Na sua história de 14 participações na competição sul americana, essa é a 2ª vez que o Guarani chega a uma semifinal da Libertadores. A pergunta é: Será que ele chega lá? - É esperar pra ver! Mas, pelo jeito de jogar, há fortes indícios, para que entre no seleto grupo dos pequenos que se tornaram grandes, gigantes na conquista da América. Na semifinal terá pela frente um adversário dificílimo o River Plate, que é um dos grandes destaques da competição e apontado como um dos favoritos ao título.  A outra semifinal será disputada entre o representante brasileiro, Internacional e o representante mexicano, Tigres.
 

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Sebrae apoia planejamento estratégico da Bacia Hidrográfica do Mearim

Durante oficina de elaboração do planejamento, comitê gestor definiu ações para preservação do rio e seus afluentes

 Sebrae

Representantes do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim estiveram reunidos em Vitória do Mearim, onde participaram da Oficina de Planejamento Estratégico, no intuito de elaborar o documento oficial que definirá as ações do comitê gestor para os próximos cinco anos.

A reunião foi mediada pelo consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) especialista em planejamento estratégico, Tadeu Borba, contando com a presença do gerente da unidade regional do Sebrae em Santa Inês, Aluízio Muniz; do presidente do comitê, José Ivo Gonçalves, bem como seu secretário executivo, José Filho; do presidente da Colônia de Pescadores de Vitória do Mearim, Marcelo Silva; do representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Maranhão, Antônio Valente; e do engenheiro ambiental da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), André Oliveira.
O Sebrae esteve presente à primeira reunião ordinária do comitê definitivo da Bacia do Mearim, realizada em abril, na cidade de Pedreiras - oportunidade em que foi discutida a criação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos com a finalidade de preservar e fiscalizar nascentes e a utilização dos rios como fonte de energia.
Na ocasião, o superintendente do Sebrae, João Martins, destacou a importância de parcerias que beneficiem o desenvolvimento regional. "O Sebrae acredita em parcerias público-privadas para fomentar o desenvolvimento sustentável das regiões, e esperamos que esse seja um grande exemplo positivo de que a atuação coordenada e organizada dos atores envolvidos pode contribuir para o desenvolvimento, o aumento da renda da população", avalia Martins.

Plano
Durante a oficina em Vitória do Mearim, os membros do comitê debateram pontos fundamentais para o planejamento estratégico de suas ações, como missão, visão e perspectivas do grupo para a preservação da Bacia do Mearim, considerado um dos rios mais importantes do estado, cuja bacia perpassa 83 dos 217 municípios do Maranhão.
O consenso entre os presentes estabeleceu que a missão da organização é promover a gestão integrada dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio Mearim, articulando políticas publicas e setoriais correlatas, integrando o planejamento e ações das instâncias do sistema estadual de gerenciamento da bacia, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.
Como visão institucional, o grupo busca ser reconhecido publicamente como organização que contribui para o uso sustentável dos recursos naturais que impactam na sustentabilidade da bacia hidrográfica do Mearim até 2020. A perspectiva geral inclui criar o fundo estadual de recursos hídricos e consolidar a captação de recursos financeiros através de parcerias público-privadas.
Para o presidente do comitê, o planejamento estratégico é fundamental para o sucesso da empreitada e o Sebrae é o parceiro ideal para a tarefa. ”Nós buscamos a parceria certa e esse planejamento vai nortear todas as nossas atividades e ações ao longo dos próximos cinco anos, sabendo onde queremos chegar e quais resultados buscamos atingir. Com certeza ganhamos muito com este momento de planejamento”, observou José Ivo Gonçalves. .
O representante da Codevasf também destacou a presença firme do Sebrae neste processo. “O apoio prestado pelo Sebrae nos fornece uma ferramenta importantíssima para nossas atividades. Com este instrumento, podemos definir as diretrizes das ações iniciais, oportunizando a melhoria dos nossos trabalhos de olho nos resultados”, avaliou Oliveira.

 


segunda-feira, 25 de maio de 2015

Iniciadas as inscrições para o Enem 2015

Agência Brasil

Resultado de imagem para EnemAs inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) iniciaram hoje (25), exclusivamente pela internet, no site do Enem. As inscrições foram disponibilizadas às 10h, horário de Brasília, e poderão ser efetivadas até as 23h59, do dia 5 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país. O Ministério da Educação (MEC) espera que mais de 9 milhões de pessoas se candidatem aos testes.

O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Não importa a idade nem o ano do término do curso, basta que o interessado faça sua inscrição na página eletrônica do Enem. Estudantes que não terminarão o ensino médio este ano podem participar como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior. 
Neste ano, para fazer a inscrição, o participante deverá ter um e-mail próprio. O sistema não aceitará a inscrição de mais de um participante com o mesmo endereço eletrônico. O exame custará R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho.
Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa. Podem solicitar a isenção por carência, aqueles que têm uma renda renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. As informações devem ser comprovadas pelos participantes e receber a aprovação do MEC. O participante deve acompanhar na página de inscrição se o pedido de isenção foi aceito.
É também na inscrição que os participantes podem solicitar atendimento especializado ou específico. O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (alteração neurológica que dificulta a aprendizagem de números) ou com outra condição especial.
Já o atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas – pessoas que, por convicção religiosa, guardam o sábado.
Após fazer a inscrição, participantes transexuais e travestis podem pedir o uso do nome social, também pela internet, entre os dias 15 e 26 de junho.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

IEL oferece cursos de Laboratório de Criatividade e Inovação

  As inscrições estão abertas pelo site da FIEMA – www.fiema.org.br.

Fiema

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), uma das entidades do Sistema FIEMA, realiza o curso Laboratório de Criatividade, pela primeira vez em São Luís, nos dias 2 e 3 de junho, no turno manhã e tarde.  A metodologia utilizada trabalha teoria e prática, buscando demonstrar a importância da criatividade e da inovação no contexto competitivo.
O curso é destinado a gestores, professores, universitários e áreas afins e será ministrado por Humberto Massareto, Mestrando em “Criatividade & Inovação”, pela Universidade Fernando Pessoa de Porto – Portugal, e especialista em PNL - Programação Neuro-Linguística, nível Practitioner, pelo Instituto PAHC Brasil.
Durante dois dias, os participantes vão conhecer a definição e importância da criatividade, processo criativo, ferramentas e técnicas da criatividade, geração e seleção de ideia, por meio da metodologia SCP: Solução Criativa de Problema, estudo de casos, criação de estratégias para lançamento de novos produtos, processos e serviços.
O curso Laboratório de Criatividade tem carga horária de 16 horas. As inscrições, no valor de R$ 504,00, podem ser feitas até dia 27 de maio pelo site da FIEMA - www.fiema.org.br, clicando no banner localizado na área inferior da página. A partir de 28 de maio, o valor será de R$ 560,00.

INOVAÇÃO - Na vertente da Inovação, o IEL vai realizar também o curso Gestão de Pessoas em Ambiente de Inovação, no período de 6 a 17 de julho, das 18h às 22h.
A ação é destinada a gestores, estudantes e analistas da área de RH, que poderão conhecer o seguinte conteúdo: desenho de equipes efetivas, gestão efetiva de pessoas, maturidade em desempenho, indicadores de desempenho, meritocracia, gestão de alta performance em pessoas, reconhecimento e premiações no ambiente de alta performance, gamificação aplicada à alta performance e outros assuntos.
As aulas serão realizadas no prédio da FIEMA, no 1º andar, no retorno da Cohama. Outras informações pelos telefones: 3212-1813 / 1836 e 1808, ou pelos e-mails renatanascimento@fiema.org.br e daniellepereira@fiema.org.br.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

São Luís recebe nota zero em transparência pública

CGU: 63% das cidades e dois estados tiraram nota zero em transparência

Agência Brasil
Levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) aponta que 63% das cidades e dois estados tiraram nota zero em transparência pública. Esse é o resultado de um índice lançado pelo órgão hoje (15), para lembrar os três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação (LAI). Batizado de Escala Brasil Transparente, o índice mede a transparência pública em estados e municípios.
De acordo com a CGU, foram avaliados 492 municípios com até 50 mil habitantes, todos os estados, capitais e o Distrito Federal. Do total de cidades analisadas, 424 ainda não regulamentaram os dispositivos que permitem à população ter acesso aos dados dos órgãos públicos. Conforme o índice, 23% das cidades ficaram com notas entre 1 e 2. Apenas sete municípios, tiraram notas entre 9 e 10 (1,4%), sendo cinco da Região Sul. O município de Apiúna (SC) e a capital paulistana receberam a nota máxima.
O ranking Escala Brasil Transparente atribui notas de 0 a 10 a estados e municípios após análise dos critérios de “regulamentação da lei” e “efetiva existência e atuação de serviço de informação”. No caso dos estados, Ceará e São Paulo foram os mais transparentes do país, ambos com nota máxima, seguidos do Paraná (9,72), de Sergipe (9,31), de Santa Catarina (9,17) e do Rio Grande do Sul (9,17).  Em contrapartida, Amapá e Rio Grande do Norte figuram no final da lista, com nota zero.
Para definir o índice, a GCU fez a seleção aleatória dos municípios, incluindo todas as capitais. Nesse levantamento, foi verificado o atendimento à Lei de Acesso à Informação somente por parte dos executivos estaduais e municipais. As câmaras e assembleias bem como os judiciários locais não formam alvo do estudo.
No caso das capitais, as três mais transparentes foram São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Brasília (DF), com notas 10; 9,31; e 8,89, respectivamente. Macapá (PA), Porto Velho (RO) e São Luís (MA) receberam nota zero.
Na avaliação do ministro da CGU, Valdir Moysés Simão, a lei “pegou”. “Os resultados não devem ser um panorama de que a lei não foi efetiva. Há um esforço enorme de expansão e utilização da lei. Menos de 10% dos municípios pesquisados têm uma lei efetiva, que seja aplicada e cumprida na forma que foi estabelecida. Essa é uma fotografia tirada em um determinado momento que deve melhorar e se transformar em um filme”, argumentou.
De acordo ele, a CGU desenvolve um programa de parceria com os municípios, sem custos, para que eles desenvolvam os mecanismos de acesso à informação. “Não está no escopo da controladoria punir e fiscalizar os municípios que não estão cumprindo a lei. Mas a não aplicação da norma pode ensejar na abertura de processos por improbidade administrativa”, ressaltou Simão.

A secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção, Patrícia Audi, disse que a CGU pretende dobrar a amostra no segundo semestre do ano e permitir que os municípios espontaneamente se cadastrem para ter o grau de transparência analisado. Sobre a avaliação da transparência em outro Poder, a secretária informou que essa não é uma atribuição da CGU.
“É importante dizer que essa pesquisa não é um referencial para avaliação do que estabelece a Lei Complementar 131, de transparência ativa para fins de recebimento de transferências voluntárias do governo federal”, observou Simão.
Para o ministro, a lei de acesso é “fundamental” para inibir a corrupção. “A corrupção é uma questão de oportunidade. Na medida em que nós aperfeiçoamos a governança e transparência, certamente, inibiremos a corrupção porque trazemos à luz os atos de gestão de qualquer cidade, em qualquer município poderá acessar essas informações”, frisou o ministro da GCU.

 

quinta-feira, 14 de maio de 2015

MEC anuncia provas do Enem 2015 para 24 e 25 de outubro

Agência Brasil
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro. As inscrições serão feitas pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre as 10h do dia 25 deste mês e 23h59 do dia 5 de junho, horários de Brasília. A informação foi divulgada hoje (14) pelo Ministério da Educação (MEC).
No ano passado, cerca de 6,2 milhões de estudantes fizeram o Enem. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que garante vagas gratuitas em cursos técnicos.
O Enem também é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio.
O edital do Enem será publicado segunda-feira (9) no Diário Oficial da União.
Este ano, houve um aumento no valor da inscrição, que passou para R$ 63. O valor cobrado até o ano passado era R$ 35. Alunos concluintes do ensino médio em 2015 matriculados na rede pública e pessoas que declararem carência nos termos do edital ficarão isentas da taxa.
Todos os candidatos deverão ter um email pessoal. Este ano, o sistema não aceitará que mais de uma inscrição seja feita em um mesmo email.
No dia do exame, os candidatos devem estar atentos aos horários. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A prova começa às 13h30, no horário de Brasília. Os candidatos sabatistas, que, por motivos religiosos, não podem ter atividades aos sábados, no período diurno, farão a prova do dia 24 às 19h, também no horário de Brasília.
Para os sabatistas do Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso, Rondônia e Roraima, o início será às 19h, no horário local. Todos os sabatistas têm de chegar nos locais de prova entre 12h e 13h, no horário de Brasília.
No primeiro dia de prova, serão avaliados os conhecimentos em ciências humanas e ciências da natureza. No segundo, os candidatos responderão a questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.
Neste ano, serão mantidos os critérios de correção da redação. As provas com inserções inadequadas serão zeradas.
O MEC espera que mais de 9 milhões de estudantes se inscrevam no exame deste ano.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Sebrae capacita produtores rurais e piscicultores da região de Grajaú

Atividades estão sendo desenvolvidas em Sítio Novo, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras e na própria Grajaú 

Sebrae

As cidades de Grajaú e Sítio Novo receberam diversas ações de capacitação, com foco exclusivo nos produtores rurais e piscicultores que atuam na região. As atividades foram desenvolvidas pelos consultores do Sebrae Juan Afonso e Raimundo Ivaldo Ferreira.
Para os piscicultores de Grajaú, esta foi a segunda etapa do trabalho realizado pela unidade junto a eles, como sequência de um mapeamento dos produtores ativos – ocasião em que foi constatado o grande potencial produtivo para a piscicultura na região. Após esta constatação, o Sebrae passou a oferecer conhecimento e orientações, através de cursos e consultorias, buscando melhorar a produção do alimento.
“Avaliamos que há um grande potencial para explorar ainda mais a piscicultura na região. O que é feito, hoje em dia, ainda não está de acordo com o que o mercado de Grajaú precisa e por isso estamos desenvolvendo essas capacitações”, analisa o gestor do projeto de Atendimento Territorial da unidade do Sebrae em Grajaú, André Veras. “É necessários que a produção, além de ficar dentro da cidade, também tenha a capacidade de ser exportada para outros municípios”, ressaltou Veras.

Nesta terça-feira (12) durante reunião com o gerente da unidade regional do Sebrae em Grajaú, Wamberg Amaral, o grupo expressou o desejo de montar uma cooperativa para fortalecer a atividade. Os produtores elogiaram as primeiras capacitações realizadas e pediram o apoio para que o projeto da cooperativa seja realmente efetivado. ”A partir da atuação do Sebrae, nossa visão foi ampliada e já estamos bem entendidos sobre o que queremos. Agora é seguir os passos para que a cooperativa saia do papel e funcione corretamente”, destacou o presidente da Associação dos Produtores do projeto Boa Vista, Antonio de Matos Correia.

Em Sítio Novo – Já os produtores de Sítio Novo participaram das atividades do programa “No Campo”, que os capacita em rotinas de produção, vendas e comercialização que aumentem os resultados do negócio e ampliem os lucros. Nesta turma, o consultor trabalhará temas como gestão, empreendedorismo, associativismo, liderança e comercialização através de cursos presenciais e consultorias na propriedade. 

 


sexta-feira, 8 de maio de 2015

MDA participa de reunião com a equipe de coordenadores de cursos técnicos e superiores do IFMA.



Por: Mendes Junior
O Patriota!




Na quinta-feira (07) o MDA participou da reunião com a equipe de coordenadores de cursos técnicos e superiores do IFMA, realizada no campus Monte Castelo. A reunião teve como objetivo, compartilhar informações acerca dos desafios, estratégias e experiências entre instituições de ensino na área de educação no campo, para tomada de ações que possam contribuir de maneira eficaz, no processo de implantação da educação nas áreas rurais, as discussões da reunião  foram balizadas nas informações do I Seminário de Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do Campo realizado em Brasília. 

Nessa proposta de educação no Campo, o MDA é um importante parceiro do Instituto Federal, através do Programa  Pronatec, que visa a formação profissional para diversos públicos da agricultura familiar: agricultores/as familiares; assentados/as da reforma agrária; assalariadas/as rurais; indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais.

Durante a reunião, coordenadores de alguns polos regionais do Instituto Federal do Maranhão,  evidenciaram a dificuldade de estágios e inserção dos alunos do curso Técnico em Meio ambiente, no mercado de trabalho. O coordenador da regional de Caxias, Daniel Silas citou que as empresas fazem uma barreira, porque o técnico em meio ambiente identificaria práticas irregulares na atuação das mesmas, o que poderia gerar uma visão negativa da instituição. Porém, houveram iniciativas bem sucedidas em outras regiões, que colaboraram para obtenção de estágios e inserção dos alunos no mercado de trabalho.

Outro assunto evidenciado foi a necessidade dos campus caminharem de forma padronizada na ministração de cursos, para que não haja disparidade de conteúdos, para que os alunos não sejam prejudicados com divergências nos conteúdos.

O coordenador do Pronatec Campo do MDA no Maranhão, Ailton Sales fez uma breve explanação do programa aos coordenadores do IFMA, focou o público alvo a ser beneficiado e questões essências como, mobilização do público e acesso ao programa. Ele também mostrou os números do programa no estado em 2014 e as perspectivas de ofertas de cursos e vagas para o ano de 2015.  Em 2014, foram ofertadas 3800 vagas, porém apenas 486 matrículas foram efetivadas, esses números fizeram com que o estado ficasse muito abaixo da meta estipulada. Já em 2015, foram ofertadas 1780 vagas, das quais 1310 já foram homologadas. Ailton Sales falou ainda do esforço conjunto que deve ser feito entre as entidades parceiras para que o Maranhão alcance a meta nacional estabelecida para o programa.

O reitor do IFMA, Washington Luís falou da importância da parceria junto ao MDA.
“Eu acredito que o IFMA, como parceiro ofertante e mantendo essa relação de parceria dentro do Pronatec Campo com os demandantes, ou seja, com o MDA, eu acredito que a gente tem condições de melhorar nossas ações junto ao público alvo do programa, que são os agricultores familiares, comunidades indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária, e assim, fortalecer o programa no estado” pontuou Washington Luís.