terça-feira, 12 de maio de 2015

Sebrae capacita produtores rurais e piscicultores da região de Grajaú

Atividades estão sendo desenvolvidas em Sítio Novo, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras e na própria Grajaú 

Sebrae

As cidades de Grajaú e Sítio Novo receberam diversas ações de capacitação, com foco exclusivo nos produtores rurais e piscicultores que atuam na região. As atividades foram desenvolvidas pelos consultores do Sebrae Juan Afonso e Raimundo Ivaldo Ferreira.
Para os piscicultores de Grajaú, esta foi a segunda etapa do trabalho realizado pela unidade junto a eles, como sequência de um mapeamento dos produtores ativos – ocasião em que foi constatado o grande potencial produtivo para a piscicultura na região. Após esta constatação, o Sebrae passou a oferecer conhecimento e orientações, através de cursos e consultorias, buscando melhorar a produção do alimento.
“Avaliamos que há um grande potencial para explorar ainda mais a piscicultura na região. O que é feito, hoje em dia, ainda não está de acordo com o que o mercado de Grajaú precisa e por isso estamos desenvolvendo essas capacitações”, analisa o gestor do projeto de Atendimento Territorial da unidade do Sebrae em Grajaú, André Veras. “É necessários que a produção, além de ficar dentro da cidade, também tenha a capacidade de ser exportada para outros municípios”, ressaltou Veras.

Nesta terça-feira (12) durante reunião com o gerente da unidade regional do Sebrae em Grajaú, Wamberg Amaral, o grupo expressou o desejo de montar uma cooperativa para fortalecer a atividade. Os produtores elogiaram as primeiras capacitações realizadas e pediram o apoio para que o projeto da cooperativa seja realmente efetivado. ”A partir da atuação do Sebrae, nossa visão foi ampliada e já estamos bem entendidos sobre o que queremos. Agora é seguir os passos para que a cooperativa saia do papel e funcione corretamente”, destacou o presidente da Associação dos Produtores do projeto Boa Vista, Antonio de Matos Correia.

Em Sítio Novo – Já os produtores de Sítio Novo participaram das atividades do programa “No Campo”, que os capacita em rotinas de produção, vendas e comercialização que aumentem os resultados do negócio e ampliem os lucros. Nesta turma, o consultor trabalhará temas como gestão, empreendedorismo, associativismo, liderança e comercialização através de cursos presenciais e consultorias na propriedade. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário