Para Pais
Por Criança e Consumo
Por Criança e Consumo
O tempo médio por dia que
crianças e adolescentes passam em frente à televisão tem subido
constantemente, em 10 anos (entre 2004 e 2014) foi registrado um aumento
de 52 minutos. Os dados fazem parte do Painel Nacional de Televisão, do
Ibope Media, que registra a evolução do tempo dedicado à TV (canais
abertos e fechados, não inclui os programas assistidos sob demanda) por
crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos de todas as classes sociais. O
tempo foi contabilizado diariamente por meio do people meter em 15
regiões metropolitanas do Brasil.
Em 2004 o tempo médio por dia de exposição à TV foi de 4h43, ao longo
dos anos esse número aumentou e em 2014 chegou a 5h35, mais tempo que
uma criança passa por dia na escola que é cerca de 3h15, segundo
pesquisa da Fundação Getúlio Vargas de 2006. Os dados coletados em 2015
indicam que a tendência do tempo de exposição à TV é de subir ainda
mais, até 27 de maio deste ano foram registrados 5h35, o mesmo tempo
obtido no ano inteiro de 2014.
Para a psicoterapeuta infantil e conselheira do Projeto Criança e
Consumo, Ana Olmos, os dados do Ibope revelam uma situação critica na
maneira como as crianças estão se “alimentando pedagogicamente”. “A
criança fica passiva em frente à televisão, como se dispusesse do desejo
de sujeito, fica como objeto em relação à televisão, pois se trata de
uma mídia sem interatividade”, aponta. “Há outros alimentos pedagógicos
que as crianças precisam ingerir na sua fase de desenvolvimento, como
atividades físicas e brincadeiras”, completa.
Além disso, a “televisão com seus conteúdos multifacetados afasta a
possibilidade da criança ficar sozinha consigo mesmo, um aprendizado
fundamental para a vida toda”, esclarece a psicoterapeuta infantil. “São
esses contatos diários com a realidade, nas brincadeiras, nos estudos e
nas atividades físicas, por exemplo, que vão auxiliar o desenvolvimento
da criança, principalmente nas funções cognitivas, como a concentração,
por isso é muito importante diminuir o tempo da criança na frente da
TV”, explica.
Outra questão preocupante é que quanto mais tempo na frente da
televisão, maior a quantidade de publicidade que a criança entra em
contato. A publicidade dirigida ao público infantil contribui para o
agravamento de questões como obesidade infantil, erotização precoce e
consumo de álcool e tabaco, estresse familiar, violência e diminuição do
brincar. Considerando também que a criança brasileira é a que passa
mais tempo na internet (Softwares Symantec, 2010), sobra pouco tempo
para brincar, estudar e assim se desenvolver plenamente.
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