terça-feira, 24 de março de 2015

Em 8 dias de ação, mutirões do PNDTR emitem cerca de 2,5 mil documentos para trabalhadoras rurais em municípios do Maranhão.



Por: Mendes Junior
O Patriota!

PNDTR em Vitorino Freire
No período de 12 a 19 de março, o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, através dos mutirões da cidadania beneficiou mais 8 municípios do Maranhão, com a emissão gratuita  de documentos, foram emitidos um total de 2.551  documentos, entre os quais se incluem: Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e também o CCIR ( Certificado de Imóvel Rural p/ proprietários de áreas privadas)

Em oito dias de intensa atividade, os mutirões do PNDTR beneficiaram em média 300 trabalhadoras por município, foram emitidos 446 CPFs, 776 RGs, e 32 CCIR (Certificado de Imóvel Rural p/ proprietários de áreas privadas). O destaque das emissões ficou por conta da Carteira de Trabalho, ao todo foram emitidas 943 CTPS.

Os municípios beneficiados pela ação dos mutirões do PNDTR foram: Brejo de Areia, Altamira do Maranhão, Vitorino Freire, Olho d´água das Cunhãs, Conceição do Lago Açu, Lago Verde, Satubinha e Pio XII, pertencentes ao pré-território da cidadania Vale do Mearim. 

Segundo o delegado federal do MDA no Maranhão, Vicente Mesquita, o Vale do Mearim tem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo e é um local onde há grande carência de informações.

“O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural é uma oportunidade, porque a partir da documentação amplia as possibilidades para as mulheres acessarem as políticas públicas do MDA, que são de fortalecimento da agricultura familiar”, realça.

PNDTR no estado.

Desde 2004, quase 60 mil mulheres maranhenses foram beneficiadas com a iniciativa, totalizando 104.928 documentos emitidos em 245 mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR).
Apesar de atender prioritariamente o público feminino, homens também podem participar e serem beneficiados pela a ação do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário