segunda-feira, 30 de maio de 2016

Estupro, ou uma relação coletiva de prazer e orgia?

"A pedagogia da apologia à prostituição é algo que faz parte da cultura do Rio de Janeiro, o pior, é que isso vem contaminando todo o Brasil".

Por: Mendes Junior                                                                                            editar
O Patriota!                                                                         


Possivelmente ao som de; "ela quer pau";;; "bota na minha buce... ";;; "senta na pic..." e outras melodias e melodys, e ainda regados a drogas e drinks, no ritmo da musica funk carioca, pela qual, a infância, adolescência e juventude do Rio de Janeiro tem sido recrutada para ser soldados e soldadas: da prostituição e do crime, dos relacionamentos descartáveis e irresponsáveis, principalmente no que se refere ao ato sexual, o que tem influenciado terrivelmente e contaminado crianças e jovens, de Norte a Sul do país, gerando assim, um efeito catastrófico, - como o que vimos na semana passada, com uma adolescente em uma das favelas do Rio, - e o que é pior, isso, não é um fato isolado!

O Rio de Janeiro tem sido uma escola, uma universidade da depravação, juntamente com São Paulo, onde, a cultura de apologia a desordem, ao crime, a violência é maciçamente propagada para todo país, pelos ditos "artistas", os quais cantam e pregam a perversão moral e comportamental; - o que é permitido pelas autoridades locais e do próprio Estado brasileiro, pois, não vemos medidas para coibir e combater essa (pornofonografia)  explicita do sexo e da prostituição, a qual, é disseminada em letras de teor depravado, depreciativo principalmente da figura feminina pelos MC´s (homens) e, o que é pior, também pelas MC´s (mulheres), elas mesmas utilizam expressões que as adjetivam pejorativamente, assim como, ao caráter da mulher, expressões como: "Sou cachorra"; "Periguete"; Rolezeira"; "Preparadas" que inclusive já vão sem calcinha para exibirem suas partes e assim atraírem aos machos sedentos por saciar seus desejos e a necessidade do corpo, a libido em explosão, onde encontra uma atmosfera toda aquecida e propicia à "piração", pegação; - literalmente num mato, onde "cachorros" e "cachorras" não tem do dono, selvageria total!

Em ralação ao suposto estupro, porque ainda gera dúvidas se de fato, foi o que aconteceu naquele ambiente propicio, pois, o local é conhecido como abatedouro, ou, se foi uma relação coletiva de orgia e prazer entre a jovem e os seus supostos estupradores e/ou parceiros sedentos por saciar a libido; - e que possivelmente tiveram dessa jovem a facilitação e até certo ponto, a aceitação e consentimento para saciá-la e saciá-los mutuamente.

Pelo que conhecemos da cultura apelativa sexual carioca, e, que é evidenciada na mídia e ao pesquisarmos na internet, a quantidade de vídeos que expõe situações semelhantes, advindas principalmente desse estado, onde adolescentes e jovens se expõem para serem usadas, saciadas e "preparadas" para saciar nos bailes e paredões, os machos, onde as musicas tocadas, estimulam varias velocidades e aguçam ao desejo dos frequentadores, para que o clima de sedução fique ainda maior.

Percebe-se que a "arte da orgia" é amplamente propagadas pelos artistas funks, que são tratados como celebridades em veículos de comunicação rádio, internet e a televisão. A emissora do estado conhecida mundialmente, expõe e exporta a figura da mulher carioca como "boa de cama", ou dizendo nas claras, "derribadeira de pau".

Varias são as emissoras que insistem em mostrar e evidenciar crianças, MC´s mirins que cantam letras extremamente imorais, improprias para sua idade, que estimulam a sexualidade precoce, ou seja, crianças são incentivadas e induzidas a erotização, um estimulo catastrófico, uma porta escancarada para o alto índice de gravidez de adolescentes,  aborto, geração de filhos sem pai e sem amor, para pedofilia e a prostituição infantil que já é e está desenfreada no país, são aliciadas a isso, e passam à categoria de armadilhas de assédio e atração sexual.

Embora, grande parte da imprensa marrom e a mídia nacional tenha dado status de mega absurdo; o que não deixa de ser, e por conta do ocorrido fez um alarde global, porém, em meio a esse alarde, vejo que a própria mídia tenta pegar uma carona, nos holofotes da páginas e das telas da mídia internacional. O que atraiu para o Brasil, a visão de todo mundo, causando com isso, o pioramento da sua imagem, que já desgastada e bastante suja perante opinião internacional.

Fica aqui a indignação pelo ocorrido, porém, de forma mais acentuada fica por conta de uma justiça, de especialistas e autoridades que nestes momentos críticos se apresentam querendo combater o efeito e não causa. Fatos como esse, vão continuar a acontecer, talvez não na mesma proporção e intensidade como o infame ocorrido, o que demonstra a desordem comportamental que permitida por aqueles fazem as leis nesse país, legitimado a delinquência e anarquia, e  que começa pela destituição da autoridade dos pais, que tirada por leis que estão sendo aprovadas; verdadeiros absurdos que favorece a formação de uma sociedade de delinquentes, que fazem o que querem, aonde querem; não respeitam a quem quer que seja, nem a autoridade alguma, por conta dessa permissividade imoral, a qual está destruindo a nossa sociedade.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Ministro Ricardo Lewandowski extingue tramitação oculta de processos no STF

 Tirando as vendas da justiça. - o fim dos processos "ocultos".

Por: Mendes Junior                                                                                                                              editar
O Patriota!

O Assunto era corriqueiro e gerador de muitos debates e discussões acaloradas no meio jurídico; - mas, na última quarta-feira 25, numa decisão acertada, justa e plausível, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski decidiu após  um longo período debruçado no estudo e análise dos chamados processos "ocultos", aqueles que não eram disponibilizados no sistema do tribunal para consulta. Essa classificação era conferida a inquéritos contra autoridades, esse procedimento de ocultação acabava beneficiando aos que procediam fora da lei, principalmente figurões nas três esferas do poder,  com essa proteção, o possível réu ficava resguardo de qualquer publicação acerca da sua conduta.

Anteriormente, a consulta a esse tipo de processo, só poderia ser feita pelo ministro-relator do Supremo ou pela Procuradoria-Geral da República; o cidadão comum de fazê-la, era privado de ter acesso a essa informações do processado. 

Com tal medida, a Justiça vinha cometendo uma infração à Lei 12.257/2011 de Acesso à Informação, vetando assim, a sociedade e/ou cidadãos de serem informados. Esse era um artifício que sem duvida nenhuma favorecia exclusivamente o infrator ou fora lei.

Agora, com essa resolução assinada pelo presidente do STF a história muda e toma um novo rumo, - para melhor! Pois, derruba privilégios para quem age fora da Lei.   

Diante dessa boa noticia, que demonstra uma evolução da esfera jurídica brasileira em relação aos processos "ocultos", faz-se aqui, condição indispensável evidenciar que o STF precisa de imediato e com extrema urgência, votar e decretar o fim do foro privilegiado especialmente para parlamentares, pois, tal artifício, tem sido um escudo imoral de proteção para políticos corruptos, ou seja, um mal terrível  para sociedade brasileira.


Veja abaixo, mais informações sobre o assunto, em matéria publicada pela Agência Brasil.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, assinou a Resolução 579/2016, por meio da qual fica "vedada a classificação de quaisquer pedidos e feitos novos ou já em tramitação no Tribunal como 'ocultos'".

A resolução, que tem a data de quarta-feira (25), ainda precisa ser publicada no Diário de Justiça. A informação foi publicada hoje (27) no site do STF. 
Os processos ocultos são aqueles que não ficam disponíveis para consulta no sistema do tribunal. A resolução assinada altera um outra de 2007 sobre documentos e processos de natureza sigilosa no âmbito do STF. Na nova resolução, o ministro considerou que a medida atende a pontos como o princípio da publicidade, o direito de acesso à informação, a Lei de Acesso à Informação e “a necessidade de melhor disciplinar a classificação e tramitação do crescente número de documentos e feitos de natureza sigilosa” que ingressam na Corte, entre outros aspectos.

De acordo com a resolução, fica vedada a classificação como ocultos. Acrescenta que esses processos deverão receber “a mesma nomenclatura e idêntico tratamento conferidos aos processos sigilosos, sem prejuízo da determinação de cautelas adicionais por parte do relator para garantir o resultado útil das decisões neles prolatadas”, destacou o texto.

A norma prevê ainda que os requerimentos de prisão, busca e apreensão, quebra de sigilo telefônico, bancário, fiscal e telemático, interceptação telefônica e outras medidas “serão processados e apreciados, em autos apartados e sob sigilo”.

Conforme o texto, ao receber uma petição ou requerimento com anotação de sigilo, a Secretaria Judiciária deve fazer o protocolo com “as cautelas solicitadas” e que fica a critério do relator alterar a classificação ou determinar outras medidas à ação caso julgue necessário.
Com a medida, passa a ser possível verificar a existência de uma investigação e identificar os investigados pelo nome, no caso de processos não sigilosos, ou pelas iniciais, em processos que possuem sigilo. Segundo o STF, apenas as ordens de prisão e de busca e apreensão não terão a identificação dos nomes até que sejam cumpridas.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Jucá, Jáca - iuuu!



Quem será o próximo??? Vamo que vamo Lava Jato...


Por: Mendes Junior 
O Patriota!                                                                                                                                                  editar



O constante vazamento nas tubulações do maior esquema de corrupção do país resultou na queda de mais um figurão da política, o ministro do Planejamento do atual governo. – Que pelo jeito, planejou mal!
O vazamento sujo e fétido nas tubulações do colossal esquema de corrupção na Petrobras, investigado pela Operação Lava Jato, resultou na queda de mais um integrante da gigantesca organização criminosa cujos chefes principais são políticos. - O figurão da vez; foi o recém-empossado ministro do planejamento, Romero Jucá
O som das conversas dos que estão dentro da tubulação de substância corrosiva, que ocasiona o vazamento, que em contato com a atmosfera dos mecanismos de investigação reverberaram pelas linhas telefônicas que captam a qualquer manifestação sonora e que é automaticamente gravada pelo velho e bom “grampo”, que gravou a expressão “estancar sangria”, proferida por Jucá, na tentativa de atrapalhar, paralisar as investigações da Lava Jato, algo muito semelhante ao que aconteceu no vazamento da gravação do ex-presidente Lula; - o apressadinho por assumir a Casa Civil, à convite da presidenta afastada, Dilma Rousseff.  - Ontem, ao final do dia, segunda-feira 23, com a grande repercussão do assunto,  o ministro pediu licença e tirou pra fora!

Para os ufanistas partidários do PT, que afirmavam que a Operação Lava Jato estaria com o seus dias contados, e que seria apenas uma manobra dos oposicionistas, e que o seu único e exclusivo objetivo seria a derrubada do governo petista e da presidenta Dilma; - e que cumprida essa missão, ou suposto objetivo, a Operação ficaria no esquecimento. - Esse assunto era reproduzido diariamente pelos lideres do PT e reverberado por uma militância de manobrados, que apregoavam que a Lava Jato seria abafada pelo grupo golpista.

Porém, e para o bem do Brasil, - é o que creio!  E, é o que todos os cidadãos de bem esperam, conscientes que a política governista deve ser um exercício de responsabilidade, seriedade e compromisso com a ética, com a licitude administrativa e especialmente para o bem-estar do povo, que compõe a grande massa de trabalhadores, os quais, de fato movimentam a economia deste país. 
A verdade é que a profecia petista ou pessimista, não se cumpriu,  as investigações não pararam, prosseguem, e com esse prosseguimento, temos presenciado a queda de outros figurões do parlamento brasileiro; - homens tidos, como supostamente intocáveis ou incaíveis, era como afirmava o partido da antiga situação, juntamente com seus aliados de base governista e sua massa ideologizados, - a tiete frenética, os fãnzinhos de partido; - pessoas que saem às ruas para defender políticos comprovadamente corruptos, e isso, porque muitas dessas pessoas se acostumaram e se favorecem desse modelo ludibriador e corrupto de governar, o qual, lhes oferece cargos em troca de favores ou um assistencialismo de dependência. - Esses indivíduos acabam sendo adestrados para serem subagentes da corrupção, submetendo-se a estratégias ideológicas enganadoras, as quais, só beneficiam a seus líderes com o acúmulo absurdo de riquezas por meio da corrupção e do topa tudo pelo poder.

- É claro e óbvio que o grupo que está atualmente à frente do governo, não é, nem será um agrupamento de senhores ilibados, nem de anjos; mesmo não sendo os salvadores da pátria, cabe eles mudarem o rumo, estancarem o trajeto do caos, ocasionado por uma conduta corrupta de governar o país, do contrário, estaremos fadados a permanecer nessa situação vexatória e no agravamento dela, o que seria ainda pior.

Para mostrar que esse ponto de vista em defesa de uma, ou de qualquer que seja a sigla partidária, é uma atitude equivocada e que demonstra uma total falência da consciência política de um indivíduo em relação à conduta administrativa dos seus representantes políticos. É por conta, dessa falta de consciência, tanto, de quem elege e de quem é eleito; - é que sofremos efeitos terríveis e extremamente nocivos, em um país que sucumbe e seu povo agoniza;  - vivemos um momento catastrófico, por conta, desses maus administradores.
 Para aqueles que não acreditavam na continuidade da Operação Lava Jato, os pessimistas de plantão; - ela prossegue firme na caçada e no combate aos chefes e agentes do maior escândalo de corrupção da história política do país.

Resultados recentes:
 Alguns dias após o afastamento da presidenta, o mais terrível inimigo do PT, e presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, cumpriu sua missão e já caiu, e agora, com apenas 11 dias de governo, cai o ministro do Planejamento Romero Jucá, além da prisão de vários investigados e outros pedidos de prisões expedidos e a serem cumpridos, isso é uma resposta para alguns muitos fanáticos e ignorantes políticos, que compõe a sociedade brasileira, da baixa a mais alta classe social; onde muitos destes estão sob o domínio de enganadores, os quais exercem uma falsa representatividade do povo.

Sensatas palavras:
O líder do Democratas, Ronaldo Caiado defendeu a saída de Jucá.
— Qualquer denunciado tem o direito e obrigação de se defender das acusações, mas esses atos individuais devem ser tratados longe da administração pública para que a reestruturação e a credibilidade do governo não sejam comprometidas — afirmou Caiado, que avalia que a sociedade brasileira saiu às ruas para conter um processo de corrupção e apoiar a Lava-Jato. (Capa ZH) 

O que se espera de tudo isso que vem acontecendo no cenário político, no mais alto escalão do poder, é que, a continuação das investigações da Lava Jato, seja sobre tudo, uma resposta e uma esperança de dias melhores para o país, e para os que acreditam na justiça, independentemente de como ela venha; - se por vias da lei ou pelo próprio tempo que punirá os que procedem ilicitamente no exercício das funções, no que se refere a administração durante  a vida pública.

O Poder Judiciário e sua Suprema Corte:

O Supremo Tribunal Federal, nesse momento de falência da credibilidade nacional, é quem pode exercer um papel fundamental e inexorável para a sociedade brasileira e para o Brasil. Na conjuntura em que vivemos, as chances de mudar esse histórico vergonhoso são remotas, mas, quem pode combater essa cultura política corrupta de governar é o STF e esse combate começa pelo fim e aniquilamento do foro privilegiado
Essa é uma missão que cabe àqueles a quem foi dado o poder de julgar e fazer cumprir às leis. -Pois, a quase extinta esperança de um povo está nas mãos dos magistrados do Supremo Tribunal Federal, e o desejo dos cidadãos de bem, é que, a Suprema Corte não permita que a esperança do povo brasileiro, seja morta pelo poder da corrupção.




quinta-feira, 19 de maio de 2016

Moto Club conquista o titulo de campeão estadual, após 8 anos de jejum.

É campeão!!!

Por: Mendes Junior
O Patriota!

O bom trabalho se recompensa com conquistas, títulos, e assim foi o merecido titulo de campeão da equipe Moto Club, pela campanha que fez durante todo o campeonato, um time focado e bem dirigido pelo seu treinador Ruy Scarpino, que tinha um grupo de jogadores na mão, que souberam aplicar as estratégias do comandante, no gramado de jogo, com uma campanha que levou a conquista do título inquestionável da competição, e melhor ainda, vencendo o maior rival, o Sampaio Corrêa por 2 a 1. Sem dúvidas,  um dos grandes destaques dessa conquista briosa, foi o goleiro Rodrigo Ramos, ex-atleta e ídolo da torcida boliviana, de onde teve uma saída sem devidas honras por toda sua história vitoriosa junto ao Sampaio. Campeoníssimo por todas equipes que disputou o campeonato maranhense: Imperatriz(2005), Sampaio (2010, 2011,2012 e 2014) e agora em 2016 pelo Moto Club; - ele que durante muitos anos, foi considerado o melhor goleiro do futebol do Maranhão, eleito pela crônica e imprensa esportiva, e novamente volta ao posto de melhor paredão das metas do Maranhão em 2016.

Parabéns a diretoria do Moto Club que soube se organizar, visou o bem do futebol da instituição , e não o interesse financeiro particular, promoção pessoal, como alguns que dirigiram o Moto nos últimos anos, onde agiram com um único interesse de levar vantagem em cima das cores rubro-negras e, dos vários jogadores que serviram o clube; - esses maus dirigentes negavam direitos recebiam verbas de incentivo ao esporte do governo, como forma de ajudar na estrutura das equipes, porém, esses recursos eram mal administrados; - valores que poderiam ser repassados e destinados ao apagamento de salários atrasados, não eram repassados aos atletas, porém, realizavam negociações, onde buscavam abater, subtrair ao máximo do valor devido e que deveria ser repassado ao profissional.

Uma fase sinistra
Com esse procedimento desleal, determinados dirigentes que geriram o clube, formaram grupos de jogadores desconfiados e desmotivados, que cada vez mais viam a instituição Moto Club, com uma referência negativa e desrespeitosa em relação aos profissionais de futebol, - falo isso, por que acompanhei e tive o desprazer de presenciar tais procedimentos, pois, o maior objetivo desses maus dirigentes, era essa; - embolsar a parte negociada ou subtraída, na negociação para beneficio próprio e não do Moto. Por conta disso, essas pessoas foram afundando o Moto Club e a sua história gloriosa de conquistas, num abismo de escuridão. Situação que era vista quase que sem muitas perspectivas, que o Moto pudesse ser retirado e retornar à superfície; - superfície do gramado de jogo, e assim, voltar a jogar um grande futebol; - esse, ainda não é o futebol que consagrou o Moto Club, como o Papão do Norte, mas já mostra sinais de recuperação e de esperança para seus os torcedores, que há muito penavam, nas arquibancadas e ao lado dos radinhos de pilha, onde, a narração só reverberava as glórias dos adversários.


É bom de grado que parabenizo a atual gestão do Moto Club, na pessoa do presidente Hans Nina, que geriu organizadamente com cautela e foco, e assim, conseguiu formar uma equipe competitiva, motivada e vencedora. - Mesmo diante de uma tarefa desafiadora, intimidadora, onde muitos recuaram, ele prosseguiu. Mesmo com tão poucos recursos e muitas dividas, o presidente realizou um grande trabalho à frente da diretoria, com seriedade e principalmente respeito à instituição Moto Club; - uma equipe, que por um longo período não tinha mais o prestigio, o respeito e credibilidade junto à sua torcida e principalmente dos torcedores adversários, era motivo de chacota, a situação era caótica, vexatória.

Espero que o título venha alavancar ainda mais a equipe do Moto Club, que realmente possa se estruturar e alavancar o futebol maranhense, unido forças, com  diretorias outros clubes, como Sampaio Correia, que tem obtido êxitos e, até então, tem sido o grande representante do nosso futebol no cenário nacional, pois também, passou por um período crítico à beira da falência, mas encontrou um grande desportista, administrador e um dirigente, focado e voltado para o bem do Sampaio, e assim, com empenho e dedicação conseguiu reerguer o Sampaio Correa.

Agora, Moto Club e Sampaio Corrêa, as duas grandes forças do futebol maranhense, tem que unirem forças para dar uma maior visibilidade e juntos fazerem ascender o futebol do Maranhão, que a rivalidade fique apenas no gramado de jogo, – na bola! Mas que ambos venham cooperar, discutir ideias e projetos, para que esse nosso futebol de muitos valores e talentos, possa evoluir administrativamente, para que assim possamos almejar conquistas maiores dentro do cenário do futebol nacional.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Logo na primeira rodada, Sampaio assume a ponta da tabela na Série B.

Por: Mendes Junior
O Patriota!

Após o acesso do Sampaio Corrêa para serie B do futebol brasileiro em 2013, o clube nos dois primeiros anos  de estadia na segundona, 2014 e 2015 conseguiu se manter bem na tabela de classificação até ao término da disputa da competição e teve chances reais de acesso a divisão principal, - não fosse os tropeços nas próprias pernas; que com um pouco mais de foco, atenção e cautela tranquilamente poderia ter conseguido o acesso, pois teve bons treinadores, que embora não tenham permanecido na condução e na continuidade dos trabalhos, por conta de fatores internos e externos e por precipitação da própria diretoria, acabaram sendo dispensados, mas eles contavam com um elenco de jogadores mais entrosados e com uma qualidade técnica melhor que o elenco deste ano de 2016. E por consequência, embora não tenham conseguido o acesso nesses dois anos anteriores, realizaram uma boa campanha, deixando a equipe em uma colocação razoável e até de se destacar e com o reconhecimento da torcida.

Em 2016, a torcida não está tão otimista, até mesmo pelas apresentações da equipe no campeonato estadual, os torcedores não estão confiantes com relação a equipe que está na disputa da serie B, sem falar da Copa do Brasil, onde acumula duas derrotas em casa, uma na segunda partida da primeira fase, no jogo de volta quando perdeu por 1 a 0 contra o Inter de Lajes/SC, mesmo com o resultado negativo conseguiu se classificar para a fase seguinte, a outra derrota pela mesma competição, também jogando em casa, agora conta o Figueirense, o tricolor perdeu por 2 a 1, o que tem gerado  uma grande insatisfação na torcida, não só em relação a equipe, mas, também com relação a diretoria do tricolor boliviano maranhense.

A diretoria, na pessoa do presidente, Sergio Frota  fez uma aposta alta com vinda do treinador, ex-jogador e craque Petkovich, um investimento alto e que pode custar ainda mais alto.
A contratação principio, no que se refere a questão do marketing, pode ter sido favorável a instituição Sampaio Corrêa, mas financeiramente com alto salário do treinador e sem resultados, acaba por torna-se um prejuízo! Pois, somente marketing não ganha jogo e muito menos campeonato; - e se a diretoria quiser galgar postos e posições mais altas na competição deste ano, terá que investir e muito em reforços, pois o time atual, tecnicamente é o mais fraco dos três últimos anos.

Na estreia em casa contra a equipe do Vasco da Gama, já foi possível comprovar o fraco elenco que compõe o Sampaio Corrêa em 2016, iniciou muito mal com derrota por 4 a 0.

Parece ser muito cedo para uma analise critica pesada, mas é necessária, para que a diretoria do Sampaio possa atentar e tomar uma atitude enquanto há tempo hábil para isso. - Não querendo ser pessimista, o Sampaio vai ter uma árdua tarefa para se manter na segunda divisão do futebol brasileiro este ano; - caso providências não sejam tomadas. - Há a possibilidade de melhora? - Há! - Mas, particularmente vejo que com esse grupo de jogadores o horizonte é complicado. - É necessário reforços em todos setores, da defesa ao ataque, porque se não, será muito difícil deixar a atual posição que se encontra na ponta da tabela às avessas, ou seja, no rabo da fila.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Deus me colocou lá para o impeachment, afirma Cunha

Presidente afastado da Câmara se diz perseguido 

 Gospel Prime (compartilhamento)

O presidente afastado da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ) deu várias declarações polêmicas ao jornal Folha de São Paulo na primeira entrevista após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de suspender seu mandato. Entre várias revelações, insiste até que Dilma Rousseff lhe ofereceu a “ajuda” de cinco ministros do Supremo no último encontro que tiveram, em setembro de 2015.
Questionado pelo jornal se, caso ele não fosse o presidente da Câmara, não haveria impeachment, ele demonstrou convicção: “Deus que me colocou lá”. A jornalista insiste: “Deus queria o impeachment de Dilma?” Cunha resume-se a dizer: “Não sei, nada acontece se não for pela vontade de Deus”.
Denunciado pelo Ministério Público, sendo suspeito de corrupção e lavagem de dinheiro na Lava Jato, Cunha queixa-se: “Fui alvo de uma cassação branca”. O motivo, segundo ele, obedeceu critérios políticos e não seguiu o que prevê a legislação do país.
“O artigo 86 da Constituição é muito claro. Não posso ser processado por atos estranhos às minhas funções… A Constituição só prevê uma medida cautelar para parlamentar: a prisão em flagrante, que precisa ser submetida ao plenário da Casa. Para o afastamento, o STF aplicou isonomia”, esclarece, lembrando que nada disso ocorreu com ele.
Chamado por Dilma de “capitão do golpe”, o parlamentar lembrou que recebeu 53 pedidos de impeachment contra a presidente. Um recorde histórico. Desse total, rejeitou 41, aprovou um e deixou 12 que não foram decididos. Justifica que o critério foi técnico: “Ela promoveu despesas sem autorização do Poder Legislativo”.
Esclarecendo que muitas das acusações dos aliados da presidente não se sustentam ao ser comparados com os fatos, assevera: “Eu não fiz chantagem. Fui eu que não aceitei a chantagem dela”.
Segundo ele, existem testemunhas de que o ex-ministro Jaques Wagner (PT) e o governador do Rio, Fernando Pezão (PMDB) reiteraram a oferta de Dilma que poderia livrar-lhe das acusações no STF. “Não aceitei ser comprado”, resume.
“Eu não acredito que alguém possa ter cinco ministros do Supremo sob seu controle. Não existe isso, eu respeito a Suprema Corte e não entendo isso. Eu entendo isso como uma, digamos assim, como uma bravata”, sublinhou.
Ao comentar sobre a decisão do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de suspender seu mandato e, consequentemente, da presidência, dispara: “Quando você pega decisão do meu afastamento, quase tudo é matéria jornalística”. Cunha não teme ser preso, alegando que “quem não faz nada não tem o que temer”.

Propina envolveu até igreja

Dizendo-se ser evangélico e membro da Assembleia de Deus, Cunha tem ainda de responder a muitas acusações, já que seu nome aparece nas delações de pessoas presas pela Polícia Federal na Operação Lava Jato.
Segundo a delação de Fernando Baiano, existe provas que o lobista Júlio Camargo fez depósitos de pelo menos R$ 250 mil na conta da igreja AD de Campinas, liderada pelo pastor Samuel Cássio Ferreira, filho caçula do bispo Manoel Ferreira, presidente do Ministério Madureira.
A Procuradoria-Geral da República acredita que o valor seria parte da propina de US$ 5 milhões recebida por Cunha após a contratação de dois navios-sonda da Petrobras. O pastor Samuel será investigado e pode ser chamado a depor diante na força tarefa em Curitiba, não é formalmente réu e tem amplo direito a defesa.