sábado, 13 de fevereiro de 2016

Pregar, Admoestar, Repreender, Exortar - 2 Timóteo 4b

Compartilhamento - Mendes Jr. O Patriota!
Gospel Prime

Os olhos de Deus e de Jesus Cristo estão continuamente sobre os Seus ministros, acompanhando os passos deles e atitudes; de maneira que darão contas a Deus de tudo o que fizeram neste mundo enquanto se encontravam ainda neste corpo mortal.   

Tendo falado do peso da responsabilidade, Paulo apresentou em seguida a Timóteo, de maneira resumida, quais são os principais deveres do ministro do evangelho:
Primeiro: Pregar a Palavra, instando a tempo e fora de tempo.
Em segundo lugar: Admoestar.
Em terceiro: Repreender.
E em quarto: Exortar.
Sendo que tudo isto deve ser feito com toda longanimidade e doutrina. 
Nós veremos agora, mais detalhadamente, cada um destes deveres.
Em primeiro lugar, o da pregação da Palavra.
Muito pode ser dito sobre a verdadeira pregação, mas não é nosso propósito esgotar o assunto neste breve comentário. 
A pregação da Palavra é citada em primeiro lugar por Paulo porque é este o principal dever do ministro do evangelho.
Eles não devem pregar fábulas, invenções, filosofia, psicologia, sociologia, ou seja o que for que seja diferente da Palavra de Deus.
Por isto Paulo não disse simplesmente a Timóteo para pregar, mas para pregar a Palavra. Ele definiu assim o que deve ser pregado.
A ação de instar a tempo e fora de tempo tem a ver com a aplicação da pregação, porque o dever do ministro não é apenas o de pregar sermões mas aplicar a Palavra à vida dos seus ouvintes, e isto ele deve fazer instando com eles em toda ocasião oportuna. 
Em segundo lugar há também o dever do pastor de admoestar as pessoas.
Admoestar é o mesmo que repreender, censurar, corrigir.
Os ministros do evangelho também estão encarregados deste dever por Deus em relação às ovelhas, porque todos os que são tornados filhos de Deus por meio da fé em Cristo, estão automaticamente debaixo da disciplina da aliança que Deus fez com eles através do sangue de Jesus Cristo.
No décimo oitavo capítulo do evangelho de Mateus Jesus detalhou o
modo de aplicação desta disciplina corretiva.
Muito se fala da finalidade da disciplina que é a de conduzir os filhos de Deus ao arrependimento por suas faltas relativas a um viver deliberado no pecado, mas infelizmente isto tomou em nossos dias a conotação de tolerância para com os seus pecados, quando que, apesar de ser verdade que há esta finalidade de conduzir ao arrependimento, nosso Senhor deixou claramente afirmado que aquele que não se arrepender deve ser considerado como um gentio e publicano, isto é, como um estranho para a Igreja.
Este abrandamento da disciplina, ou até mesmo a falta da sua aplicação tem levado indiretamente muitos cristãos a viverem sem qualquer temor do Senhor em suas Igrejas, e também a não respeitarem e honrarem àqueles que foram levantados por Ele para apascentarem as suas vidas. A consequência é que o poder do Espírito fica ausente na congregação.
Mas Paulo disse a Timóteo que ele estava encarregado deste dever de corrigir os indisciplinados, e não somente ele, como todos os ministros do evangelho, porque têm recebido do Senhor, autoridade para reter e perdoar pecados na Igreja.
Não que o poder seja propriamente deles, mas têm recebido autoridade delegada para exercerem essa disciplina em nome de Cristo e segundo a Sua vontade e Palavra.   
Assim, não é nenhuma agressão pessoal que um ministro da Palavra faz quando repreende cristãos de sua congregação por causa de faltas praticadas por eles.
Ao contrário ele está velando pelas suas almas e cumprindo o dever que lhe foi imposto por Cristo. Ele está exibindo verdadeiro amor e misericórdia para com os faltosos, de maneira a livrá-los de futuros juízos no tribunal de Cristo, quanto todos terão que prestar contas a Deus.
 A palavra usada no original grego para admoestação é elégko e esta mesma palavra é usada em textos como Ef 5.11, 13; Tito 1.13; 2.15 e Hb 12.5, por exemplo, onde é traduzida por correção, reprovação e repreensão.
Em terceiro lugar, é dever do pastor repreender.
Isto pode parecer uma repetição do dever anterior de admoestar, mas a palavra usada por ele no original grego para repreender é outra palavra diferente de elégko.
Aqui ele usou a palavra epitimáu que encontramos em outros textos tais como Mt 8.26; 16.22; 17.18; Jd 1.9.
Esta palavra significa repreender, advertir, prevenir, e também admoestar, tanto quanto admoestar inclui também o significado de repreender.
A diferença básica entre estas duas ações consiste então no alvo de cada uma delas, porque a palavra grega elégko tem o alvo de reprimir, de corrigir, e epitimáu, o de prevenir.
Com a primeira ação nós combatemos e confrontamos diretamente o mal através da palavra de admoestação, e na segunda nós o prevenimos através da palavra de aconselhamento.  
A palavra de repreensão preventiva, eptimáu, tem por alvo principalmente mostrar aos cristãos o quanto Deus fica desgostoso com as faltas deles, de maneira que sejam levados ao arrependimento.
Finalmente, o quarto dever do pastor apontado por Paulo é o de exortar.
A exortação tem em vista incentivar à perseverança na busca de santidade.
Assim devem ser também exortados os que estão firmes na fé, de maneira que busquem fazer um progresso cada vez maior em santificação, e para que nunca venham a se desanimar em seus esforços em diligência rumo à maturidade cristã e preservação da fidelidade deles a Deus.
Desde o início desta epístola, Paulo lembrou a Timóteo o dever dos ministros do evangelho de serem pacientes no sofrimento no exercício do seu ministério.
Então, não podem esquecer que devem pregar, instar, admoestar, repreender, e exortar com toda a longanimidade, isto é, não perdendo a paciência em ira contra as ovelhas, mesmo contra as indisciplinadas.
O conteúdo destas ações pastorais deve ser segundo a sã doutrina, e não por qualquer outro meio. 
Em suma, este trabalho deve ser feito muito pacientemente, para que seja efetivo.
O motivo alegado por Paulo para ter encarregado Timóteo destes deveres, e não somente ele, mas a todos que ele deveria ordenar e ensinar a fazer as mesmas coisas que lhe estava ordenando tinha em vista principalmente manter a pregação da verdade no mundo porque ele sabia que o erro se manifestaria de uma tal forma na Igreja a partir de uma determinada época que muitos se desviariam de ouvir a sã doutrina e se voltariam às fábulas, isto é, a mitos, contos, estórias espetaculares, por preferirem dar ouvidos a coisas agradáveis segundo os seus desejos carnais, e assim escolheriam mestres para si na Igreja que lhes ministrassem segundo estes desejos carnais deles, rejeitando toda forma de admoestação, repreensão e exortação a uma vida santificada.
Em face deste perigo que se aproximava e que assolaria a Igreja em todas as partes do mundo, nada seria mais necessário do que esta firme posição em defesa da verdade, que deveria ser achada nos ministros do evangelho, em face das pressões que eles sofreriam das pessoas para afrouxarem na doutrina.


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Viva!!! O não carnaval, no Viva Maiobão.



“O saldo da não realização do carnaval no Viva Maiobão, foi positivo! -Sono tranquilo, paz, sossego e menos violência”.

Por: Mendes Junior
O Patriota!


- Graças a Deus, à falta de recursos da prefeitura de Paço do Lumiar e também pela insatisfação da população do conjunto Maiobão, principalmente dos moradores que residem no entorno da Praça do Viva; pois, as programações do período carnavalesco de 2016, não ocorreram. No local é registrada a maior concentração de pessoas por mt² nesse período, pois, centenas de foliões dos bairros adjacentes, se deslocam para a Praça para brincar o carnaval. Mas, este ano, para conter gastos, a prefeitura não patrocinou a festa da folia no município.
O bom de tudo isso, para felicidade em especial dos moradores do Maiobão, a semana de carnaval foi marcada por certo grau de sossego, paz e tranquilidade; por conta de um pacote que contemplou os 5 dias de folia, sem folia na Praça, de sexta-feira 5,  à quarta-feira de cinzas 11. Pois, os dias que antecederam o carnaval propriamente dito, o chamado “grito de carnaval” foi marcado pela manifestação da violência, por conta de determinados “brincantes” infiltrados, - que podemos adjetivar de foliões do crime e do banditismo, que já davam a prévia de como seria a baderna e o estrago, caso houvesse carnaval no local. Infelizmente o adjetivo dado a eles, não é uma fantasia, mas uma realidade trágica e decadente, que nos priva a liberdade de ir e vir; e nos entristece.

No tal grito da folia, vidas foram ceifadas e certamente outras mais seriam, pois, nos dois finais de semana que antecederam a grande folia, e nos quais, foram realizados eventos, - o que se viu, foi a violência explicita e gratuita: assaltos e arruaça pelas ruas e avenidas, espancamentos e homicídios; e uma população temerosa e assustada por conta de uma manada de bandidos, - indivíduos que em vez de buscar apenas a diversão, descontração e a recreação, que o momento propõe, esses elementos preferem praticar a maldade, abrindo a Ala da selvageria.

Como afirmei anteriormente, graças a Deus, e a falta de recursos do município, aliada a insatisfação popular, - valeu a pena, (o carnaval, sem carnaval) o que possibilitou, o sono mais tranquilo, sem estrondos perturbadores de som automotivo, sem disparos de tiros pelas ruas, colocando em risco a vida de cidadãos que nada têm haver com as confusões geradas durante e ao final dos vários eventos realizados no referido no local, - seja no carnaval ou não; o histórico do Viva Maiobão é negativo, no quesito segurança e violência.

A repercussão e comentário que reverberou em meio aos moradores do bairro, foi de satisfação e alívio, pela não realização das festividades, demonstrando que a grande maioria, já não aprova mais a realização da programação carnavalesca na Praça do Viva, devido a falta de policiamento que possa coibir a ação deliberada de bandidos de toda espécie: integrantes de gangs, facções criminosas, traficantes, assaltantes, assassinos e potenciais assassinos; - e assim garantir o mínimo de segurança aos foliões e à população em geral.

Essa situação de insegurança, acaba atraindo e favorecendo atuação desses criminosos que  aproveitam para se infiltrar meio a massa e praticar crimes. O certo, é que o local fica extremamente venerável a confusões e brigas, que acabam com desfechos trágicos, como os que ocorreram nos dias antecederam a semana do carnaval.


 

Por que não há perdão para o Diabo?

Precisamos nos remeter ao momento em que se deu a “queda” de satanás 

Gospel Prime (Compartilhamento)
Por: Fernando Pereira

A pergunta que usei como tema para este texto vem sendo feita por milhões de pessoas ao longo da historia da humanidade. Em nossos dias muitos, ao pensar sobre o assunto, o acham tão meticuloso e têm tanto medo de Deus, que acabam por negligenciá-lo. Todos os assuntos são passiveis de questionamentos dentro da Bíblia, pois, afinal de contas, ela não teme a verdade, porque é a própria verdade.
A pergunta acima poderia ter sido feita de outra maneira para ganhar outra conotação, como por exemplo: por que Deus não perdoa o Diabo? Ou ainda: por que o Diabo não é perdoado? Para me propor a responder tal questão, preciso lhe remeter ao momento em que se deu a “queda” do famigerado Diabo.
Em Ezequiel capítulo 28, a partir do versículo 11, está registrado de maneira bem clara – e numa linguagem comparativa ao que iria suceder com o rei de Tiro – como se deu a queda de Lúcifer (anjo de luz), que veio a se chamar Satanás (adversário), e que é mais conhecido como Diabo (acusador/caluniador).
O versículo 17 deixa claro que a soberba (“elevou teu coração”) tomou conta dele, de modo que ele ficou cheio de si, e, por isso, passou ver a Deus, e tudo o mais, a partir de uma perspectiva intra-pessoal, quando, por causa do modo como observou sua beleza, acabou corrompendo sua sabedoria, o que o fez pensar – como está registrado no capitulo 14, versículo 13, de Isaías: “E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono (…)”– que poderia ser ainda maior que Deus, o que o fez incorrer em rebelião, tornando-o obstinado.
A obstinação é quando uma pessoa opta por agir de certa maneira, ainda que errada, e não abre mão de ser daquele jeito. Só para acrescentar, vale ressaltar o exemplo de Caim, que ao observar o mundo através de uma perspectiva pessoal e única, passou a odiar a seu irmão Abel, e, por mais que Deus o tenha aconselhado – como visto em Gn 4.7 ­–, ele não abriu mão de seu modo de perceber as coisas e continuou agindo erroneamente, de modo que foi capaz de tirar a vida de seu próprio irmão.
Depois do homicídio, Deus aparece a Caim e tenta tocar em sua consciência, perguntando onde estava seu irmão. Ao invés de se abater pelo erro cometido, esbravejou contra Deus dizendo que não era o guarda de seu irmão (o que foi uma primeira acusação contra Deus). Ao colocar tudo sobre pratos limpos, Deus impetrou um castigo ao fratricida, que continuou obstinado, ou seja, seguindo seu próprio caminho, e afirmou que Deus era injusto, quando falou que seu castigo era maior do que ele podia suportar.
Não diferente do Diabo e de Caim, muita gente age da mesma maneira obstinada, quando se coloca contra aquilo que Deus estabeleceu como justiça, como o meio proposto para se alcançar a salvação e etc. Diante do que foi exposto, nos cabe uma lição: Quando surgir uma revolta em seu coração contra Deus, não nutra ela, pois pode gerar obstinação. Quando pensar que pode viver independente de Deus, não siga tal caminho, pois ele o levará à rebelião, e à obstinação também.
“Quão maravilhosas são as tuas obras, ó Eterno, e insondáveis os teus desígnios!” (Sl 95.2).

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

ADVOGADOS DESAPARECEM A BORDO DE ULTRALEVE

Blog Cesar Bello / compartilhamento: Mendes Patriota!

Os advogados José do Vale Junior/ Julio Cesar de Moraes são procurados por equipes de salvamento - Salvoaereo de Belém do Pará.
Zé do Vale/ Julio Cesar decolaram na terça(9), de Arari para São Luís as 16 horas, sendo surpreendidos por mudança climática- forte chuva.
Praticantes/ usuários de ultraleve acreditam que a aeronave tenha tenha caído na rota Arari/São Luís. As buscas devem detalhar informações.    

Quarta-feira 10; 16:20hrs.
Até o momento, a  aeronave que conduzia os dois advogados não foi encontrada. Em contato com pessoas amigas, a mesmas informaram que a equipe  Salvoaero,  continua realizando o trabalho de busca, na tentativa de encontrar o local da queda da aeronave. 

sábado, 6 de fevereiro de 2016

A idolatria da auto imagem

O homem pós moderno é consumido pela necessidade de ser visto


Compartilhamento: Mendes Patriota!

"Até que ponto, eu e você estamos inseridos nesse contexto? 
- Acerca desse assunto,  percebe-se claramente que uma parcela incontável da sociedade mundial,   está submetida, ou melhor, se submeteu ao senhorio da auto exposição; - e isso, se evidência fundamentalmente na idolatria a própria imagem, o que engloba praticamente todos os públicos do infantil ao adulto. Essa é uma análise que faço inicialmente a partir de mim mesmo, percebe-se que as pessoas querem de alguma forma, ser notadas, se sentirem importante; e buscam a todo custo ter a atenção, ser percebidas por alguém, não importa quem, o trágico é que as pessoas também perderam a consciência daquilo que expõem de si próprias; e o seu valor é medido pelo que os outros comentaram e visualizaram, infelizmente muitas dessas pessoas estão acometidas do mesmo mal e buscam para si um reconhecimento que não é palpável, real; - é vazio e não preenche; o mal da virtualidade mostra o grau da decadência das relações humanas, a falta do calor humano, do abraço, e o que pior o esfriamento do amor, ou seja, das relações que proporcionam contato fisico entre as pessoas", Mendes Junior .

Leia atentamente o artigo escrito abaixo por Samuel Torralbo e você vai entender melhor a respeito desse tema.

A idolatria da auto imagem
O homem pós moderno é consumido pela necessidade de ser visto


Por: Samuel Torralbo

Dentre os diversos significados que habitará o anticristo, está aquele que certamente na atualidade é um dos maiores movimentos humanos, a cultura da idolatria da auto imagem, enquanto que Cristo Jesus refletia exatamente a imagem de Deus, o anticristo refletirá o rosto potencializado da humanidade em seus desvios, apostasias e impiedades.
Quando você observa o homem pós moderno sendo consumido pela necessidade de ser visto, curtido, aplaudido, ovacionado, e tudo isso potencializado pelas mídia sociais, onde parece não existir mais sentido no lugar secreto, mas pelo contrario tudo precisa estar vinculado ao lugar publico, percebe-se logo a disseminação rápida do espírito do anticristo.
Infelizmente chegamos em um momento da história onde o momento de descanso e lazer só faz sentido se for visto pela multidão, o momento intimo nos relacionamentos também não escapam dos selfies, estender as mãos para o necessitado somente faz sentido se estiver seguido de cliques e publicações, até o “culto a Deus” está sendo atingido por essa cultura, onde o culto só é maravilho se todos souberem disso e por fim curtirem, somos a geração que se alimentará em pouco tempo de curtidas, o sucesso e o fracasso será medido pela quantidade de curtidas que recebermos, de pessoas que mal conhecemos, que também esperam serem curtidas nessa roda gigante de vazios e culto a auto imagem.
O chamado do cristão nunca foi para cultuar ou promover a auto imagem (mesmo que esta esteja vinculada a uma suposta promoção do Reino de Deus), mas antes o nosso chamado é para se tornar no processo da caminhada pessoas semelhantes a Cristo Jesus, e se me lembro bem, o Senhor Jesus não tinha acessória de marketing espiritual, pelo contrario, inúmeras vezes quando acabava de curar alguém, dizia “Que isso fique entre nós”, quando Satanás lhe propôs exposição publica com gloria e reinos desse mundo, no mesmo instante Ele recusou porque estava a serviço do Pai.
Na interação da Trindade o que temos não é uma individualização de auto imagem, mas pelo contrario, o Pai da testemunho do Filho, o Filho representa o Pai e o Espírito Santo testifica do Filho, e agora a expectativa de Deus para com todos aqueles que forem salvos pela graça é o testemunho e a submissão ao Salvador – Cristo Jesus, cumprindo aquilo que João Batista entendeu – “Convém que ele cresça e que eu diminua” (João 3.30)
De modo que, jamais deve habitar nos filhos de Deus a cultura e o culto a auto imagem, o nosso alimento não pode ser as curtidas e os aplausos humanos, mas antes a nossa comida precisa sempre ser a busca continua da presença de Cristo Jesus, para refletir a cada dia a Sua imagem e semelhança para a glória de Deus.
* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores
e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospel Prime.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

TSE notifica Dilma para apresentar defesa em processo eleitoral

Agência Brasil 
 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) notificou hoje (4) a presidenta Dilma Rousseff sobre a decisão, de outubro do ano passado, que reabriu ação de investigação eleitoral em que o PSDB pleiteia a cassação de seu mandato e do vice-presidente Michel Temer.
De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, a presidenta foi notificada por meio de sua assessoria jurídica. Na última terça-feira, o tribunal intimou Temer, que assinou pessoalmente o documento com a citação.
Com a intimação, os advogados da coligação de Dilma e Temer terão sete dias para apresentar defesa ao tribunal.
Em fevereiro do ano passado, a ministra Maria Thereza de Assis Moura arquivou o processo, por entender que não havia provas suficientes para o prosseguimento da ação. No entanto, o TSE seguiu voto divergente do ministro Gilmar Mendes e aceitou recurso protocolado pela Coligação Muda Brasil, do candidato derrotado à Presidência da República Aécio Neves, do PSDB.
A partido alegou que há irregularidades fiscais na campanha relacionadas a doações de empresas investigadas na Operação Lava Jato. No processo, o PT sustenta que o partido recebeu doações segundo os parâmetros legais e declaradas à Justiça Eleitoral.
As contas eleitorais da presidenta e de Temer foram aprovadas por unanimidade pelo plenário do TSE, em dezembro de 2014.

Sermões evangélicos estreiam no Netflix

Mudanças na grade já tem 4 televangelistas 

Gospel Prime (compartilhamento: Mendes Jr. O Patriota)

O serviço de streaming Netflix reinventou alguns conceitos sobre o que é televisão. Além de programas originais como “Orange is the new black” e “House of Cards”, Netflix agora oferece aos usuários um outro tipo de conteúdo: sermões cristãos. A programação para os usuários dos EUA e Canadá já tem quatro pregadores conhecidos desde o final do ano passado.
“Eu acredito que se Jesus vivesse na Terra hoje, certamente estaria no Netflix”, afirmou Ed Young, um dos pastores que já acertou a transmissão dos seus programas. Ele afirma que foi um dos primeiros a negociar com a Netflix sobre programas religiosos, que não faziam parte da programação.
Ed acredita que, como Jesus fazia, é preciso que os pastores vão até onde as pessoas estão. Ele celebra a inovação da empresa de streaming, que pode levar a fé evangélica para uma geração que está vendo uma transição histórica nas comunicações.
“Jesus foi o comunicador mais criativo na história. Se nós precisamos imitar seu modo de agir em tudo, a igreja deve ser a entidade mais criativa no universo”, finaliza Young.
“Isso se encaixa com padrões antigos da TV”, minimiza Stewart M. Hoover, diretor do Centro de Mídia, Religião e Cultura da Universidade do Colorado em Boulder. O estudioso acredita que as igrejas evangélicas foram rápidas ao se adaptar ao rádio, depois à televisão e outras tecnologias conforme foram surgindo.
Para o analista, essas novas “séries de sermões” num primeiro momento servirão mais para atrair cristãos para o Netflix que converter os atuais usuários para o cristianismo.
Com sede em Dallas, a Igreja Fellowship, do pastor Ed Young já possui um canal de TV na internet. Autor de mais de uma dúzia de livros, o pastor há anos já disponibiliza sermões no iTunes e conteúdo para plataformas como YouTube e Roku.
Os programas gravados por Young são cinco episódios (leia-se sermões) com o tema “50 Shades of They”, um trocadilho com o livro/filme “50 tons de cinza”. A temática? Sexo na perspectiva bíblica.
As três outras ‘séries’ de pastores na Netflix têm formatos semelhantes. A “#DeathToSelfie”, mostra o jovem pastor Steven Furtick falando sobre a busca pela identidade em episódios (sermões) sobre o tema.
O outro pastor com programas é Andy Stanley, que apresenta palestras (sermões) sobre os desafios da vida com o título “Starting Over”. Finalmente, a pastora Joyce Meyer, única mulher do grupo, optou por um formato mais tradicional e mostra suas pregações como fazia na TV aberta, diante de um auditório enorme. No Netflix são sermões temáticos sobre “Como vencer as batalhas da vida”.
Paul Huse, diretor executivo de marketing do ministério de Joyce Meyer disse que foi uma decisão estratégica. “Um número crescente de pessoas está a cortar o cordão umbilical com a TV”, disse Huse. “Ainda que aluguemos horários em seis ou sete canais a cabo, as pessoas estão se afastando [da TV] e queremos estar onde elas podem ter acesso a nós.”
A Netflix não forneceu muitos detalhes sobre o conteúdo para os episódios, mas há uma regra. Os programas devem evitar a promoção de produtos e pedidos para os telespectadores fazerem doações, explica Huse.
A mudança proposta pela Netflix é um “ajuste lógico”, define Tom Nunan, professor na Escola de Teatro, Cinema e Televisão da UCLA e ex-produtor de Hollywood.
“Em muitos aspectos, Netflix é o oposto de redes de TV tradicionais, que têm como alvo um público de nicho específico. A Netflix está tentando ser tudo para todas as pessoas e a espiritualidade, em geral, é muito bom como negócio”, assevera.
Representantes da Netflix se recusaram a dar detalhes sobre o acordo com os pastores, preferindo emitir um comunicado que diz: “Novos títulos são continuamente adicionados ao serviço para atender ao gosto diversificado dos nossos mais de 75 milhões de membros em todo o mundo.” Com informações de Christian Headlines