terça-feira, 1 de julho de 2014

PRAÇA DA JUVENTUDE DO MAIOBÃO, “UM ELEFANTE BRANCO” COMEDOR DE RECURSO PÚBLICO.

Obra do Governo Federal, iniciada em 2011, na comunidade do Maiobão, no município de Paço do Lumiar – MA, após 3 anos, ainda não foi concluída. Por:Mendes Junior O Patriota! 01.07.2014
O Projeto do Governo Federal, de implantação de praças desportivas nas comunidades e bairros do país, à população de baixa renda, as denominadas Praças da Juventude, é sem dúvida um grande projeto, isso, se a sua implantação for de fato, efetivada respeitando a essência do projeto, e for acompanhada, fiscalizada e tenha à sua frente pessoas sérias para administrá-las. Do contrário, elas serão mais um “elefante” comedor de recurso público como veremos na matéria a seguir. Com a criação das Praças da Juventude, o Ministério dos Esportes tem como objetivo disponibilizar para as crianças, adolescentes, jovens e a população em geral, espaços, onde, as pessoas da comunidade possam desenvolver e praticar várias modalidades esportivas, além de atividades recreativas, culturais e socioeducativas. Porém, a matéria realizada na comunidade do Maiobão, na possível Praça da Juventude que está sendo construída, buscou evidenciar o andamento das obras e qualidade dos serviços que estão sendo feitos, e também mostra que, um local que era para educar, si configura em um espaço de degradação. O projeto da referida praça, fica próximo à Praça do VIVA Maiobão, ao lado do campo de futebol na Avenida 04, onde são disputados os campeonatos de futebol amador do conjunto. É importante destacar que o campo de futebol é único espaço que está em condições para a prática esportiva, isso, porque pessoas da comunidade se uniram e fizeram a recuperação do gramado, que também foi cercado e instalado um sistema de irrigação, isso, sem ajuda nenhuma do poder público, informação repassada por uma dos moradores que organizam as competições do bairro. Em relação ao Projeto da Praça, o que tem incomodado a população é a morosidade no andamento da conclusão da obra, e ainda, a péssima qualidade dos serviços que veem sendo realizado no local, que está semiabandonado, o mato cresce e toma conta das construções inacabadas; salas, banheiros, e vestiários servindo de esconderijo e ponto de encontro de usuários de drogas, e também, como área de prostituição de adolescente e casais que procuram o local, para esse fim. Há fezes por todo lado, além da ação de pichadores, isso, se dá por falta de uma vigilância efetiva e preventiva, o que demonstra o descaso e o total desrespeito com coisa pública e com a comunidade, que tem se manifestado com um sentimento de revolta e indignação, o que tem feito suscitar suspeitas com relação à execução da obra. Veja mais fotos do local: As imagens acima mostram a degradação do local, o mal serviço realizado, a ação de pichadores, etc. É importante evidenciar que a 200 metros do local, há um Distrito Policial, mas nem isso, intimida a ação dos pichadores, de usuários e traficantes de drogars que diariamente frequentam o local, o que mostra, que há não por parte da autoridade policial, nenhuma ação mais efetiva de combate a tais práticas.
Iniciada em 2011, e com um prazo de conclusão de 180 dias, como mostra a placa exposta acima. A obra já foi paralisada cerca três vezes. Em 2014, estavam sendo realizados alguns serviços como, calçamento, colocação de bancos de concreto e a má conclusão da área destinada a skatistas e aos praticantes de Bicicross. Em visita ao local no mês de maio, na tentativa de manter contato com a firma responsável pela construção, não foi possível. Porém, descobrimos que a obra teve que ser paralisada novamente, e que 10 dos 11 funcionários que trabalhavam para a firma, foram mandados embora, segundo a informação que nos foi repassado por uma fonte. O motivo, segundo informação, por falta de repasse de recursos. Tentou-se encontrar um aviso, ao menos uma placa da empresa responsável, um boletim informativo e nada! Com isso, tentamos contato com o próprio Ministério dos Esportes, enviando um e-mail no último dia 13 de junho, para obter alguma informação sobre a conclusão da praça, ou uma data estipulada, também buscamos informações a respeito da empresa responsável pelas obras, e ainda, de algum representante do próprio ministério, no Estado, para nos dar uma satisfação sobre o assunto, no dia 20 de junho, responderam o E-mail, mas solicitando-nos que enviássemos os nossos questionamentos para a Ouvidoria do Ministério no E-mail: ouvidoria@esporte.gov.br, fizemos isso, mas até a presente data não nos foi dado uma resposta. Enviou-se também outro E-mail, para a direção do projeto no endereço eletrônico: pracadajuventude@esporte.gov.br, até então, não nos foi retornado. Na placa há acima a seguinte frase: "Aqui tem investimento do Governo Federal", mas, a população quer saber para onde está indo o dinheiro do investimento de R$ 1,4 milhões de reais, valor o qual, também está descrito na placa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário