terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Empresa e consórcio PRÓ-CIDADE responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, nos municípios de Paço do Lumiar, Raposa e S.J de Ribamar, realiza aumento abusivo e deixa população indignada.

Por: Mendes Junior O Patriota!
A empresa recém-criada do consórcio entre as prefeituras de Paço do Lumiar, Raposa e S.J de Ribamar, responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário nos três municípios, denominda PRÓ-CIDADE realiza aumento abusivo no valor da conta água. Neste mês de dezembro, os consumidores de Paço do Lumiar, Raposa e S.J. de Ribamar ao receberem suas contas de água e se depararam com um presente de natal indigesto da empresa ou consórcio (PRÓ-CIDADE) um aumento que chega a casa dos 40%, uma verdadeira extorsão no bolso dos consumidores, o que tem gerado muito reclamação e insatisfação geral da população, - e com razão! Durante esta semana um grande número consumidores tem comparecido ao posto de atendimento da empresa PRÓ-CIDADE, localizada na Rua 78, entre as Avenidas 12 e 13 do conjunto Maiobão, para reclamar do aumento abusivo e reivindicar a redução no valor, que em alguns casos chega a serem exorbitantes, algumas contas tiveram uma elevação de 450%.
Um desses casos é o do Sr. Jose Alves,na foto ao lado, que até no mês passado pagava o valor de R$ 29,80; ao receber a conta deste mês, levou um susto, pois, o valor foi de R$29,80 para R$ 135,00; hoje pela manhã, ele esteve no posto de atendimento para pedir a redução e conseguiu; depois da revisão feita pelo atendimento, pagou a quantia de R$ 44,20. “Eu me sentir como estivesse sendo assaltado à mão armada, mas graças a Deus, conseguimos a redução e pagar um valor aceitável”, afirmou o Sr. José Alves. Nos primeiros dias, alguns consumidores informaram que não houve por parte da empresa PRÓ-CIDADE, uma explicação aceitável para o aumento. É importante destacar que a redução no valor, vem sendo efetivada na maioria dos casos, principalmente nos que houve aumento excessivo. Com relação ao serviço de comunicação da empresa PRÓ-CIDADE há falhas na confecção da fatura, pois no seu contexto falta um item essencial que fere o direito do consumidor, pois não há na fatura, um número telefônico, ou 0800, ou disque consumidor, para que os mesmos entre em contato com a empresa, evidenciada ao nosso blog; - e realmente não consta número algum para contato, o que fere a Lei de acesso a informação 12.527 de 18 de novembro de 2011, previsto no inciso XXXIII do art. 5º, saiba mais. Enquanto via de comunicação e dialogo entre a sociedade e os seus representantes, faz-se aqui o apelo para que os vereadores desses municípios intervenham na situação e para evitar aumentos venham lesar a população. “Enquanto isso, o fornecimento de água se dá por apenas 15 dias ao mês”, informou a consumidora. Moradores do conjunto Maiobão, em contato com nosso blog, informaram que o fornecimento de água nas residências, é feito em dias alternados, ou seja, um dia sim, outro não; e que não há nenhuma melhoria até então com a chegada da empresa ou consórcio. Em andanças pelos bairros mais humildes dos dois municípios, a situação é muito pior, a população mais paga que consome, esgoto a céu aberto, escorrendo pelas ruas e avenidas, pois esse é um problema grave nesses municípios, a rede esgoto praticamente inexiste. Com a febre da construção civil, com novos conjuntos habitacionais e complexos de apartamentos que se levantam, esse problema tem se agravado, pois a rede de esgoto dessas novas construções, estão sendo canalizada diretamente nos rios da região, a qual é rica no potencial hídrico, porém, pobre no respeito e conservação dessa riqueza, por parte dos seus administradores, pois não há uma fiscalização efetiva das construtoras que agem deliberadamente. Fala-se muito na questão de preservação, resíduos sólidos, - porém pura balela, até então, secretários e gestores apenas fazem marketing do assunto; - e alvarás da destruição do meio-ambiente local, são liberados amigavelmente sem a preocupação devida para com um assunto extremamente sério. Quando da formação do consórcio entre as três prefeituras Paço do Lumiar, Raposa e S. J. de Ribamar em dezembro de 2013, fora proposta a melhoria dos serviços de fornecimento de água e do saneamento básico com implantação de rede esgoto. Durante a fala de um dos administradores na ocasião o prefeito Gil Cutrim afirmou que um prazo de 8 anos seriam necessários para estruturar esses serviços, com início já em 2014. -Pergunta-se, o que já foi feito? Pois a população quer ver!!! Tentamos contatos com a PRÓ-CIDADE nos números: 98922-2979 / 98234-8616, para obtermos algumas informações acerca da base de cálculo para o aumento, porém os números só destinavam a caixa postal.

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