Em Paço do Lumiar, terminamos o ano de 2014, com edificação de uma obra em tempo hábil, rápida e sem atraso. Agora o valor!!! foi bem alto,muita grana, R$ 69 mil, 291 reais e 77 centavos. Faz-se referência à construção do muro da escola José Maria Ramos Martins, localizado à Avenida 10, do conjunto Maiobão, muito comentada por populares, pelo seu alto valor de custo.
O que observa-se é: seja em obras rápidas ou naquelas que quase nunca terminam, - o dinheiro público quase sempre não é efetivamente fiscalizado e nem sempre é repassada à população as informações necessárias pelos órgãos competentes por tal fiscalização. - Deveria haver no local, também uma placa de algum órgão fiscalizador, informando algo como: “esta obra foi fiscalizado pelo órgão tal, e enquadra-se nos padrões e normas técnicas, e nos valores orçamentários”.
As medidas aproximadas do muro chegam a: 3metros de altura e uns 85metros de comprimento, essa é alvenaria aproximada da construção.
Você que é engenheiro, mestre de obra, empresário da área de construção, pedreiro e ainda do setor de fiscalização de obras públicas faça o calculo, e também faça aquela pechincha, para reduzir os gastos,calcule:
Quantos milheiros tijolos foram necessários, a quantia de ferro, a quantidade de areia, brita, cimento, a mão de obra, só não calcule o baldame ou alicerce, pois este fora reaproveitado, após calcular, envie para o nosso blog,para que a população seja devidamente informada.
Veja nas imagens a abaixo, a parte do muro que foi reconstruida:
Foi somente um lado, apenas essa parte que fica ao lado da avenida 10. É importante evidenciar que o que contribui para queda do muro foi a ação de alguns moradores que colocavam lixo local e ateavam fogo constantemente, o que enfraqueceu o muro que resultou no desmoronamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário