sábado, 16 de janeiro de 2016

De que lado estou? Do Bem ou do Mal?

“Esta é uma pergunta que não podemos deixar de fazer a nós mesmos; - é algo que deve ser feito constantemente!

Por: Mendes Junior
O Patriota!


Diante do questionamento que intitula este texto, muitos de nós com certeza afirmaríamos estar do lado do Bem. Mas, essa é uma questão que vai muito além do que pensamos e afirmamos; - e é extremamente séria, o que não cabe uma simples afirmação: de ser e estar, deste ou daquele lado; - principalmente quando muitos dizem estar do lado do Bem, - do lado de Deus!
Tal resposta e afirmação que diz respeito a esse assunto, consiste em uma total dependência daquilo que praticamos, ou seja, das nossas atitudes e/ou ações.
Tão profundo é esse questionamento, que chega a nos confrontar sobremaneira; e pode nos deixar em uma situação incomoda, extremamente desconfortável, difícil e desanimadora, principalmente quando as atitudes que praticamos, contrariam esse lado do Bem, o qual, geralmente afirmamos estar; o que nos sugere realizar uma analise profunda das nossas ações e o caminho pelo qual, estamos percorrendo. E esse confronto, entre o que afirmamos e o que fazemos e/ou praticamos, exige de nós uma resposta sincera, verdadeira, uma avaliação profunda e uma conclusão; a qual, vai nos dar uma, percepção, do que realmente somos e/ou  de que lado estamos. E se conclusão condiz com o que afirmamos ser ou estar.
Em relação ao questionamento acima exposto, é importante evidenciar que Deus Criador, em quem, grande parte da humanidade afirma crer; - Ele revela a cada um de nós, independente de crer nEle ou não, que só existem dois caminhos ou dois lados, os quais, são definidos como: Bem e Mal; Vida e Morte; Benção e maldição; Luz e trevas; Céu e inferno; e ainda, Carne e Espírito.
As passagens bíblicas contidas nos livros de Gálatas 5: 16-26; e Efésios 5: 3-21; a palavra de Deus nos revela as obras e os atributos que identificam cada caminho, ou lado, o qual, o individuo está andando ou percorrendo. Portanto, estas passagens dão evidências claras, contundentes e concretas; revelam ao homem, de que lado, ele está e as consequências que ele, o homem sofrerá, arcará, conforme o caminho que esteja e/ou que decida escolher ou seguir, e assim também, as obras que decida praticar.    Leia a abaixo a passagens:
Gálatas 5: 16-26:
Parte 1, O mal (Gálatas 5: 16-21)
16 - Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17- Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 18- Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 19- Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20-  idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21- invejas, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, as respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora vos previni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
Parte 2, O Bem (Gálatas 5: 22-26)
22 Mas o fruto do Espírito é:amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23- mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24- E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. 25- Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. 26- Não nos deixemos possuir de vanglórias, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.
É importante destacar no início desta passagem na primeira parte que está compreendida do verso 16 ao 21; ela nos adverte sobre a carne e o Espírito, e inicia no versículo 16, com uma recomendação bastante clara, que nos incentiva e nos dá a indicação por onde devemos andar (pelo Espírito) e isso, fará com que não façamos à concupiscência da carne, que é inimiga, contrária ao Espírito. Em seguida são apontadas todas as obras pertencente à carne e aos que são dela, e o autor finaliza nos prevenindo, sobre a consequência que se arcará por conta de seguir tal caminho.
Analisando o segundo momento desta passagem que fala sobre as obras do Espírito, ela nos afirma que não há lei, não há punição para os que praticam as obras do Espírito; e nos afirma também, que, os que são de Cristo crucificaram a carne, com suas paixões e concupiscências.
Em Efésios 5: 3-21; essa advertência é repetida, ratificada para que estejamos e sejamos devidamente informados acerca das obras do Bem e do  mal; da carne e do Espírito.

Objetivo deste texto, é incentivar que cada um de nós, enquanto pessoa, ser humano e muito mais ainda quando afirmamos: ser bons e estar do lado de Cristo, que façamos uma analise sincera da nossa conduta, olhar para nós mesmos e nos corrigirmos; para que de fato, a nossa conduta seja e esteja de acordo com o que falamos e com o lado, o qual afirmamos estar. Me coloco como um exemplo vivo disso, pois, muitas vezes cometo ações que não codizem com lado ao qual, afirmo estar. -Estou reconhecendo aqui, que sou falho, pecador e que é necessário que tal contradição me incomode, que eu não aceite o erro, não ceda ao assédio, a tentação, a má conduta, mas busque incessantemente me corrigir diante de Deus, e assim, agirmos conforme o caráter reto, o qual, Deus nos convida, ou seja, quero dizer que todos nós devemos fazer um esforço,  um pouco mais além do que podemos, pela busca a obediência. - E claro, ainda há a misericórdia do altíssimo, que está acima do ser falho que somos,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário