quinta-feira, 30 de junho de 2016

A EDUCAÇÃO MUSICAL EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO, UM DESAFIO A SER SUPERADO

Por: Riba Salgueiro

Riba Salgueiro
Riba Salgueiro - cancioneiro popular, músico, poeta, pesquisador cultural, licenciado em música pela Universidade Estadual do Maranhão, comprometido com a música autoral popular brasileira no Maranhão tem feito um trabalho de grande importância para divulgar a música produzida a partir de gêneros literários contextualizada na musicologia universal.

"A concepção de mundo, nos dá a liberdade de criação e interpretação a partir de signos linguísticos e literários tanto da música antiga como da moderna, contextualizada com a semana da arte moderna de 1922, passando por tropicalismo, poesia marginal e regional, diversificando ritmos com temas livres de composições e sonoridade, contribuindo para todos os movimentos culturais que hoje são presentes no Brasil e no mundo."

Palavra-chave: Educação Musical em São Luís do Maranhão.
O artigo tem a finalidade de discutir a problemática na prática pedagógico musical, e novos recursos linguísticos de grande importância didática para a aprendizagem instrumental e cantada, ampliando o campo harmônico em todos os níveis de composições e sonoridade. Tendo em vista que a música como um todo tem um papel fundamental no cotidiano das pessoas e em seus aspectos sociais, assim como dos alunos que utilizam a música dentro do contexto que é estudado e seus questionamentos dentro da musicologia, onde os compositores e executores passaram por períodos distintos da história literária contribuindo para mostrar que todo o conhecimento musical é objeto de estudo e pesquisa a ser investigado, solucionado problemas de espaço para apresentações e divulgações do grande acervo musical que vai desde as grandes composições eruditas até as práticas modernas executadas para o grande público em geral. A influência musical, possui mecanismos técnicos e teóricos valorizando o canto nas abordagens de experiência de vida vivenciada na poesia, nos cordéis, na linguagem simples popular e regional, porém de grande significado literário na alternância de gerações gerando classes comprometidas com a educação musical.

MÚSICA E EDUCAÇÃO
A musicologia educacional, tem contribuído para ampliar o campo da música, a partir de novas tendências e novas linguagens incorporadas sob a perspectiva do conhecimento musical, ampliando o objeto de estudo e análise dentro dos centros acadêmicos: Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão, Escola de música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo, conquistando um espaço de credibilidade dentro da sociedade, uma referência que vivência a música clássica e suas partituras até chegar a era musical moderna e todas as suas tendências utilizando diferentes campos harmônicos e vocais para expressar a arte. Cada vez mais se faz necessário a renovação e ampliação de novos métodos, ampliando e misturando instrumentalizações musicais, utilizando diversos materiais sonoros dentro das composições.

A utilização da música em escolas primárias e secundárias, deveria fazer parte de forma definitiva do calendário educacional dos alunos, isso contribuiria para a formação do carácter dos jovens e um comprometimento maior com a cultura musical do estado e do país. Mesmo que muitos desses jovens não venham a se profissionalizar dentro da música o gosto musical permaneceria influenciando outras gerações a fazer parte do mesmo princípio educacional.

A MÚSICA DOCUMENTADA NA HISTÓRIA
A documentação histórica da música é muito complexa, enquanto as outras artes conseguiram um papel de destaque nos livros didáticos, a música foi deixada de lado pela pintura, arquitetura, artefatos de cerâmicas pelo fato dos vestígios serem mais evidentes, orientando os historiadores para uma pesquisa mais histórica cultural. Por outro lado, a musicologia vem para desmistificar esses equívocos que nos fornece informações a serem investigadas como objetos de estudo aproximando as duas ciências. A participação de compreensão da história é antropológica, a pré-história nos dá essas fontes primárias de informações: Pinturas rupestres encontradas em cavernas, demonstram as danças ao redor do fogo, movimentos corporais acompanhados de sons vocais, os primeiros elementos de suas origens encontradas nos sítios arqueológicos. Um achado imprescindível para a musicologia. A cronologia não é linear e não obedece a uma ordem de tempo, mais porém é encontrado no mundo moderno e no mundo antigo. A música na antiguidade construiu o seu espaço através dos rituais religiosos dos povos bárbaros que tinham sentidos ritualísticos professando o paganismo e tinham como principal instrumento a utilização da voz. A comunicação com os deuses e com o povo, funcionava como uma forma de reverenciar as divindades mitológicas: Zeus, Áries, Afrodite, dentre outros que faziam parte dessa cultura pagã, as lendas do minotauro, medusa, do craquem utiliza  bem a devoção religiosa, pedidos de abonança e boa caça, proteção feitas com expressões corporais, o homem produziu sons com as mãos, batimentos de pedras e troncos de árvores para imitação da natureza. Descobrindo a funcionalidade da música, o homem nunca mais se separou dela assumindo uma identidade centralizada nas diversas atividades humanas, buscando o cotidiano nas grandes civilizações egípcias, gregas e romanas.
 
A MUSICOLOGIA COMO DISCIPLINA
A popularização dos instrumentos musicais, se deu através da luteria, uma grande quantidade de instrumentos foram produzidos a longa escala pela indústria: violões, violinos, pianos, pandeiros, cavaquinhos, tambores de couro, tamborins e outros, fizeram parte do gosto popular, esse novo universo musical muitas pessoas adquiriam esses instrumentos e aprenderam a tocá-los, que até então eram reservados em uma quantidade bem pequena, para os especialistas, essa facilidade levou os instrumentos além de todas as fronteiras da música, muitos lares possuíam alguns desses instrumentos e faziam festas entre os seus familiares tinha sempre alguém disposto a tocar e cantar mesmo que não tivesse conhecimento apurado dos elementos musicais para ler partituras, descobriram e adaptaram a música proporcionando ensino ao homem. Com tantos leigos espalhados em todas as classes sociais, se deu um processo de procura para ensinar jovens e adultos e quem mais quisessem aprender a tocar os instrumentos, daí se inicia uma nova etapa os professores leigos não possuíam técnicas apuradas e a música tinha um público exigente o da elite, mas tinham o conhecimento necessário para instruir outras pessoas, pois o conceito de música como profissão há muito tempo se tornou independente e contemporâneo dentro das ciências humanas.

 A MÚSICA VIVENCIADA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA E CULTURAL
Quebrando os paradigmas, a música povoou a era das multidões, escolas criaram bandas de músicas, escolas militares, quartéis, polícia militar, escolas secundárias e primárias contrataram professores para ensinar os alunos que vão além das celebrações a exemplo do dia sete de setembro a Proclamação da Independência do Brasil em 1822, Proclamação da República Brasileira em 15 de novembro de 1889, dia da Raça comemorada em 05 de setembro e tantas outras datas de comemoração. Vale apenas ressaltar que esse comprometimento com a música não é um agir constante e varia de uma gestão escolar a outra, sendo falha e não comprometida com a arte musical. Essa falha demonstra a fragilidade que é tratado os ensinamentos musicais, mesmo com existência da Lei N° 11.769, que determina a obrigatoriedade da música nas escolas de educação básica, todavia há também grandes desafios que precisam ser conquistados para a área de educação musical no país, ter propostas consistentes e apoio a essa lei é um desafio a ser superado, a busca do conhecimento musical faz com que o aluno seja também um facilitador ativo que utiliza a música em construção do saber.
O modernismo evidencia bem essa atitude: Poesia e música, prosa e regionalismo, sociedade e estado, ditadura e direitos civis, concupiscência da carne, paixões e efervescências amorosas. Um leque de emoções andam lado a lado, construindo o pensamento e a reflexão das experiências humanas em uma fonte inesgotável de conhecimento que nutri os alunos e os faz mais conscientes de seus atos, amadurecendo o comportamento e o questionamento acerca do mundo existencial, produzindo um sentimento mais próximo das angústias e preocupações do cotidiano de uma determinada época.
As universidades, dão as suas contribuições oferecendo cursos de licenciatura em música a exemplo da Universidade Estadual do Maranhão, Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo, Universidade Federal do Maranhão, Escola de Música Maestro Nonato, no município de São José de Ribamar, são referências para que qualquer pessoa possa ingressar e adquirir o conhecimento e a experiência nessa disciplina colaborando com historiadores, filósofos, sociólogos, professores de arte e literatura gerando discussões e informações acerca dos fenômenos musicais.
QUADRO TEMPORAL DA MÚSICA
Editores, empresários de música, imprensa, críticos de música, gravação e difusão de obras, o público ouvinte, compositores profissionais e amadores consolidam a vida musical, testemunham uma preocupação de abertura através de congressos de música em todo o país, lançando uma reflexão global da essência das práticas culturais ocupando funções de intimidade, sentido nos mais diversos lares é determinante no processo de democratização da música, tevês, rádios, discos de vinil, internet, vídeos consolidaram a carreira de compositores e intérpretes para a construção da música no século XX e XXI as obras se encontram ao alcance de todos os consumidores, mediadores e criadores a utilização não pode ser restringida simplesmente a uma letra de música, mais a contextualização histórica tira do isolamento a surdez sobretudo as transformações de conceitos se faz necessária para a identidade histórica da música. As condições e mudanças sociais para realizar experiências, com grandes somas de progressos encoraja outros músicos a seguir a profissão com benefício que dura toda uma existência. O homem com uma visão voltada para o futuro desenvolve um gosto particular de valor inexprimível, os ouvintes podem escutar e apreciar as músicas de todos os tempos sem prévio julgamento de ser melhor ou pior, já que toda composição tem sua função social de entretenimento ou não. As músicas de valor cultural, nunca deixaram de ser escritas em todos os tempos, a nossa preferência e audição aponta uma direção e atração mais fácil para o nosso deleito, compreensão e simpatia em relação a um determinado compositor há pessoas que se sentem mais atraídos por músicas percussionistas, outros que tenham violões, outras com solos de guitarra um mundo sonoro em volto de todos nós.
 
A MISCIGENAÇÃO E A MÚSICA
A miscigenação e cultura maranhense, foi marcada pela colonização dos portugueses e a escravização do negro africano e o povo indígena, expressa na diversidade dos sons de tambores, ritmos e danças tipicamente maranhenses. O tambor de crioula, a dança do coco, dança de fita, o boi de zabumba, boi de matraca, boi de pandeiro, boi de orquestra são alguns dos sotaques maranhenses encontrados em todos os cantos das cidades. Todo esse patrimônio cultural, também é muito apreciado em partituras de músicas fazendo parte da educação do estado. A música orquestrada ajuda a difundir e preservar o folclore, apresentações em praças públicas oferece um atrativo de elegância e suntuosidade no indumentário nordestino, letras lúdicas de muita simplicidade, cantadas com muita paixão revelam um sentimento de amor a terra e uma beleza nativa cantada nas lendas maranhenses. A serpente encantada, a praia de olho d’água, araçari e muitos outros fazem parte dessas cantorias.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A música como instrumento pedagógico, pode mudar as pessoas dentro do processo de ensino e aprendizagem, isso ocorre de forma prazerosa com o comprometimento da busca do aprendizado, a métrica musical e suas linhas de compasso é marcado por tempos fortes e fracos representada nas notas musicais, ritmos, durações, audições sonoras e acústica são recursos que podem ser usados em uma descrição específica de uma obra, reflexões correlacionadas com a arte. Compreender a musicalidade de hoje, reforça os laços do objeto de estudo da música na observação e criação de novas linguagens: A luta das mulheres para conquistar um espaço dentro da sociedade, a luta do negro contra a escravatura, o índio como herói nacional, justifica a musicologia e a história no campo sociológico e antropológico traçando novos caminhos que serão percorridos no campo artístico e cultural de todos os povos. A linguagem musical traçou caminhos na vida sobre a perspectiva do homem ocidental caminhando dentro da história e construindo um pensamento mítico, sobrenatural de suas divindades junto aos povos pagãos e civilizados dentro de um sistema de valores domesticados pela religião cristã, e sobre a continência do imperador romano Constantino (306-337).
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Artigo científico apresentado à disciplina de Filosofia do Curso Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Maranhão.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Revista de História 157 – Myrian Chimenes
Roland e Candé História Universal da Música Volume 1











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