sábado, 21 de novembro de 2015

Conversão

 O homem, o pecador; tem que se converter a quem?

Por: Mendes Junior
O Patriota!

Antes de fazer parte, ou melhor, de me integrar ao seguimento evangélico (protestante) o qual, afirma pregar os ensinos do Cristo, - falo assim, dessa maneira, porque é necessário ter cautela; - pois, muitos se dizem e não são ou não entenderam, qual o real e verdadeiro ensino das sagradas escrituras! O próprio Deus e o Cristo nos advertem sobre os falsos mestres (profetas), que surgiriam no meio da igreja para ensinar ensinos de demônios, em II Pedro, capitulo 2, a palavra nos mostra o proceder desses falsos mestres que surgiram no passado; e também em nossos dias . Um exemplo claro dessas advertências, está em Mateus 7: 21 : "Nem todo aquele que diz: Senhor, Senhor! entrará  no reino dos céus, ... ." -  E isso, não se resume apenas aos que dizem, mas se refere uma série de outras atitudes, dentre elas cito:  o ensino, o conhecimento e a obediência a  Deus.

Pois bem, antes dessa minha integração ao movimento evangélico e/ou protestante,  fui confrontado muitas vezes e estimulado pelo instinto e a atitude de investigar e questionar; - e que deve ser  o procedimento de qualquer indivíduo sensato, ou pelo ao menos, por aqueles que se preocupam em saber acerca daquilo que se apresenta à sua frente, e que nos é proposto e/ou oferecido.  Mas, tal atitude deve ter como o objetivo principal a busca do conhecimento das coisas, as quais nós desconhecemos, e isso, não deve ser apenas por instinto, mas deve ser uma necessidade que todos devem ter em si,  a de  investigar, analisar e pesquisar para encontrar esclarecimentos acerca da direção, a qual nos apontam para seguir; - assim como a um alimento, uma bebida que nos é oferecida; saber, se o seu gosto é doce, salgado, amargo; azedo, se arde ou se é suave ao paladar, se não está estragado, se é um alimento sadio para consumirmos, e principalmente; que não nos fará mal ao fim da degustação. Assim também deve ser com o caminho e a direção que queiram que sigamos; se, vai nos fazer bem, se é correto e bom; principalmente, quando se trata de crer em algo ou em alguém; - em Deus, em salvação e vida eterna; é necessário que se conheça e se tenha a certeza de que estamos fazendo a escolha correta; e, sem sombra de dúvidas, seguindo a direção que nos leva àquilo e Àquele que é a verdade de fato, a qual da sentido a nossa existência.
- Quero aqui chamar atenção para que entendam que o bem e o bom, não é aquilo que nos convém conforme as nossas vontades, que se adeque ao nosso querer, aos nossos desejos, mas sim, o bem que vem de Deus e que Ele quer para nós, pois a palavra nos adverte no livro de Provérbios 14:12 e assim diz:" Há caminhos que ao homem parece ser bom, mas ao cabo dele dá em caminhos de morte."

Muitas foram as vezes que membros de denominações evangélicas me abordaram na rua, em missão de evangelismo, e também na minha casa; - e faziam a mim, o convite para converter-me, mas notadamente percebia-se que esse converter, era algo direcionado e relacionado uma denominação específica; - não posso afirmar com inteireza de precisão, o porque da atitude, porém, exponho minhas deduções em relação a determinados tipos de evangelismos. Em primeiro, a falta de conhecimento daquilo que devem pregar, falta de conhecimento da escritura; e outro, é pela instrução errada de muitas lideranças, que muitas vezes instruem determinados tipos de crentes a priorizar a denominação e não o Cristo; com a intenção de acumular membros para si, fazer número e gerar receita, criando assim, um evangelismo parcial e partidarista denominacional, o que é extremamente prejudicial, devastador e contrário ao ensino e a vontade de Deus, que quer a união da igreja e, não a separação, eu sou de: ( A, B ou C), pois, ambos dizem pregar um Cristo, mas caminham separados, com intrigas, contendas, desunidos e equivocados,  - e isso geralmente acontece com aqueles, que de fato não conheceram ainda e principalmente não entenderam, qual a verdadeira, perfeita e a agradável vontade de Deus.

Bem, mas, nesse interim entre convites, reflexões, estudo; leitura e meditação das escrituras, fui obtendo entendimento espiritual, real e verdadeiro do que seria essa conversão; e a quem de fato deveria me converter.

A palavra de Deus nos adverte sobre essa desunião e partidarismo que é adotado por alguns  crentes, o qual citei acima; advertência esta, que se encontra no livro de I Coríntios 1:10-15 e 3: 3-7.
Veja o diz I Coríntios 1:10-15: "10- Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. 11 - Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de Cloé, de há contendas entre vós. 12- Refiro-me ao fato de que cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. 13 Acaso, está Cristo dividido? Foi Paulo que foi crucificado em favor de vós ou fostes porventura, batizados em nome de Paulo? 14- Dou graças [a Deus] porque a nenhum de vós batizei, exceto Crispo e Gaio;. 15- para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. I Coríntios 1:10-15

Uma outra passagem do mesmo livro de I Coríntios reafirma tal advertência, agora, no capitulo 3: 3-7 diz:
"Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo os homens? 3; Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu de Apolo, não é evidente que andais  segundo os homens? 4;  Quem é Apolo? Quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um 5; Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus 6; De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento 7. I Coríntios 3:3-7.

Observe que as advertências destas passagens, são muito claras e perfeitamente entendíveis a qualquer pessoa e principalmente ao que crer; elas no mostram que é Cristo o nosso Senhor; e Ele deve ser a nossa referência.

Pois bem,  lendo alguns textos bíblicos, como esse de I Coríntios, os quais falam a respeito desse tema, e também mostram claramente o que é o ato de converte-se; notei que muitos dos membros de algumas denominações deixavam no ar e a entender que o convite de conversão se direcionava mais, à questão denominacional, ou seja, fazer parte da sua referida denominação; como que eu tivesse que me integrar a um grupo determinado entre os vários seguimentos denominacionais que afirmam pregar o ensino de Cristo, e dessa forma fazer de determinado seguimento, fazendo dele o meu partido e colocando esse seguimento e/ou denominação muitas vezes à frente do próprio Cristo, como acontece em muitos casos como citei acima, por conta de não conhecerem, não estudarem e não entenderem as escrituras, e assim, pecam por falta de conhecimento; por imprudência e por preguiça de buscá-lo.

Diante dessas questões comentadas acima, quero evidenciar, que quando me converti; não me converti a um seguimento religioso ou denominação, um templo e aos limites e muito menos a uma liderança uma equivocado naquilo que ensina. Pois, ainda há entre os pregam muitos leigos e/ou principalmente mal intencionados, os quais fazem a muitos pequeninos tropeçar  na fé, no caminho e no conhecimento; mas Deus também adverte a eles sobre isso, em Lucas 17: 1-2 a palavra diz:  "1-Disse Jesus a seus discípulos: é inevitável que venham escândalos, mais ai do homem pelo qual eles vêm! 2- Melhor fora que lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos."  Também encontramos esta advertência no livro de Mateus 18: 6; que diz: Qualquer, porém que fizer tropeçar a um destes pequeninos que creem em mim, melhor que lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar. Essas do passagens nos revelam responsabilidade que temos em ensinar e guiar aos que creem em Cristo, de maneira correta, para que não tropecem; e por conta de desânimos e decepções abandonem a fé e a verdade, por conta de ensinos errados e equivocados.

Muitas pessoas, entre elas, alguns crentes desconhecem e confundem templo, denominação com igreja; e  acabam fazendo da denominação uma especie de ídolo; e um  ídolo separatista. Quero evidenciar que o termo igreja, é próprio homem, seu corpo físico, mental e espiritual, pois, esse corpo é que é usado para realizar a obra, os estatutos e mandamentos de Deus. Portanto, converter-se verdadeiramente é se converter ao governo de Deus; é aceitar o governo do Senhor no nosso coração e nas nossas vidas, buscar  e se esforçar em obedecê-lo.

Portanto, reafirmo: aceitar a Cristo, não é aceitar um seguimento religioso pura e simplesmente, ou uma denominação, templos ou placas, ou a um líder humano, como fica bem claro na passagem de I Coríntios 1: 10-17 e  3 acima, mas sim, aceitar ao governo do Deus criador nas nossas vidas e ser obediente às suas leis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário