quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Netanyahu se diz convencido de que EUA mudarão embaixada para Jerusalém este ano

Da Agência EFE*

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está convencido de que os Estados Unidos (EUA) transferirão sua embaixada para Jerusalém ainda este ano. A afirmação foi feita a jornalistas, na Índia, onde está em visita oficial, informou a Agência EFE.
"A minha avaliação e convencimento é de que isso se moverá muito mais rápido do que as pessoas pensam, um ano a partir de hoje", disse o governante israelense em um voo de Nova Délhi a Gujarate, segundo o jornal The Times of Israel.


No mês passado, o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, afirmou que a transferência da embaixada para Jerusalém demoraria pelo menos três anos, provavelmente mais.
Netanyahu não explicou em que baseava sua afirmação, mas indicou que se tratava de uma série de movimentos políticos "que não tinham acontecido antes", segundo informou o jornal Haaretz.
Esses movimentos políticos incluem a postura do presidente americano, Donald Trump, sobre o Irã e sua intenção de cancelar o pacto nuclear, bem como sua decisão de atrasar um pagamento de US$ 65 milhões à agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA), detalhou a emissora de rádio Kan.
Trump prometeu mudar a embaixada do seu país de Tel Aviv para Jerusalém, em discurso no último dia 6 de dezembro, no qual também reconheceu formalmente Jerusalém como a capital israelense.
O controverso reconhecimento do governante dos EUA desencadeou protestos em alguns países, sobretudo em Israel e nos territórios palestinos, e foi rejeitado com uma resolução não vinculativa da Assembleia Geral das Nações Unidas.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados



Nenhum comentário:

Postar um comentário