segunda-feira, 16 de julho de 2018

Qual o objetivo e a função do futebol no mundo, em meio à sociedade, na política, na economia e na vida das pessoas?

Mais uma ferramenta poderosa de alienação das massas.

Editar


-O que se sabe é que este esporte é o que detém o maior poder de influenciar e mobilizar pessoas no mundo, em torno de si; e movimenta um volume financeiro com cifras astronômicas. Não podemos afirmar qual o seu objetivo concreto e o que há por traz desse esporte. –Mas, arrisco-me a afirmar que a alienação - é um dos seus objetivos principais, uma isca sedutora para enganar, ludibriar e produzir lucro aos que gerem esse grande negócio.

Por detrás deste gigante colossal, há uma estrutura poderosa, uma grande engrenagem que funciona para servir a grupos empresariais e famílias que controlam grande parte do sistema financeiro no mundo.

 O futebol é um esporte capaz de produzir ferramentas potentes de alienação das massas; - ferramentas estratégicas e minuciosamente estudadas e produzidas para atuar com um poder de adestramento e de eficácia assustadora na vida de muitos, em todo o mundo; indivíduos que compõe uma gama de aficionados pelo ídolo maior - dentro dessa grande estrutura, que é o futebol, o qual produz uma legião de ídolos menores – clubes e atletas, com poder de atrair súditos que alimentam um mercado de produtos e marcas de um negócio absurdamente lucrativo.


As pessoas são fortemente, atraídas e presas por essas conquistas artificiais do esporte; como os títulos conquistados por suas equipes do “coração”, conquistas que ficam numa galeria de glórias que são simplesmente fruto da emoção, que gera a ilusão de que ingênuos mortais torcedores tenham conquistado algo significativo – o que não é verdade; é apenas mais uma mera abstração da mente, do pensamento humano. 

Indivíduos no planeta inteiro, das mais diferentes raças, povos e nações; pobres e ricos; letrados e iletrados; cultos e incultos; alguns que pensam saber alguma coisa e outros que praticamente não pensam quase nada, não refletem a respeito daquilo que os cerca, -Por que, que, algo como futebol exerce tamanha força em suas vidas?- Pois, a vida, o viver, o estar vivo, não tem nenhuma dependência do assunto em questão; uma coisa que é certa nisso tudo, é que muitos são condicionados a uma espécie de adestramento, para gerarem lucro; Esses indivíduos são induzidos a tornarem-se consumidores existenciais desse espetáculo futebolístico, para beneficio de grupos financeiros.

 -O público alvo do futebol atinge todas as faixas etárias; crianças, jovens e adultos - que condicionados a esse adestramento, consomem uma variedade incontável de produtos expostos por meio dos astros vitrines, com o engodo da autoafirmação para aqueles que gostam do futebol, - e essa autoafirmação se dá por que esses torcedores automaticamente adquirem a camisa do clube, o caneco, o short, a escova, o calçado, o mascote, a toalha, a meia e outros apetrechos; - consomem os produtos que os jogadores do clube “consomem”, uma estratégia minuciosamente construída pelo marketing dessas empresas que dominam o futebol para despertar, atrair e estimular o hábito consumista,  propagandeado massivamente pelos veículos midiáticos, que também lucram muito para enganar as massas.

Através dessas estratégias, os gestores desse grande negócio chamado futebol exercem o controle de um monopólio incontável de indivíduos, ditam em muito dos seus hábitos de consumo em meio a sociedade e, em todas as camadas sociais, que geram fortunas exageradamente absurdas, em detrimento de uma massa de subjulgados. O volume e a movimentação financeira da FIFA, supera em muito a de muitos países. - Se FIFA fosse um país teria a 20ª economia do mundo. – Essa sim, é o país, a dona do futebol!

 Se um houvesse um “deus” entre os esportes, ou dos esportes: - ele seria o futebol, é quase uma religião que dita hábitos de consumo e comportamento, influenciando seus súditos por meio: de bebidas, alimentos, vestimenta,  marcas, grifes e modas.
 -Os atletas são verdadeiros outdoors dessas marcas empresárias, as quais valorizam sim, o dinheiro; as pessoas são apenas a matéria prima do lucro; - Essas empresas fazem de tudo, mas de tudo mesmo, para obterem mais e mais lucro em detrimento desses simples mortais, mantidos sob controle sem maiores esforços. 

Comparo essa entrega de muitos indivíduos ao futebol, a uma escravidão alimentada a pão e circo, que tem capacidade satisfazer aos escravos, a massa manobrada, a ponto de estes, não admitirem essa condição de escravos, rejeitam a ideia que são massa de manobra, a ponto de estarem e ficarem satisfeitos com o grande espetáculo de um circo chamado futebol; - qualquer comentário como este é considerado absurdo, é demagogo, não tem nada haver - e, é fortemente rejeitado, ignorado por essas pessoas.

 Há muita coisa obscura por traz do futebol, as pessoas esquecem momentaneamente  dos problemas que dizem respeito ao interesse da sociedade: problemas de ordem política e econômica que o país enfrenta, esquecem momentaneamente da opressão governamental; - muitas vezes essas pessoas optam pelo futebol, em vez de ficar com a família, de ir a igreja, de lutar pela melhoria da pátria, concentram e dedicam toda as suas atenções para idolatrarem  o futebol, aos clubes e seus astros, e isso, acontece principalmente em países de terceiro mundo como o Brasil, - digo, não em economia, mas, em educação e conhecimento.

O pior, é que o futebol também tem o poder sombrio de gerar nas pessoas os sentimentos mais baixos, ódio, rancor, - onde torcedores adversários se digladiam, tiram à vida do outro com extrema selvageria, por conta de uma paixão insana que foge ao controle da racionalidade e sensatez, algo que não justifica tais condutas, como temos visto nos inúmeros estádios do Brasil e do mundo cenas de horror, com requinte de crueldade e tirania, o que revela, o que há de pior no fanatismo humano, por algo de significância duvidosa, assim como tantas outras ferramentas de alienação das massas, utilizadas para as manter sob determinado controle discretamente, de forma que deixe transparecer, perceber.

Ficam as perguntas: - De fato, há um lado verdadeiramente bom, benéfico no esporte chamado futebol para a população? -Ou é mais uma ferramenta de alienação das massas, estrategicamente arquitetado por um sistema dominante no mundo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário