sexta-feira, 8 de maio de 2015

MDA participa de reunião com a equipe de coordenadores de cursos técnicos e superiores do IFMA.



Por: Mendes Junior
O Patriota!




Na quinta-feira (07) o MDA participou da reunião com a equipe de coordenadores de cursos técnicos e superiores do IFMA, realizada no campus Monte Castelo. A reunião teve como objetivo, compartilhar informações acerca dos desafios, estratégias e experiências entre instituições de ensino na área de educação no campo, para tomada de ações que possam contribuir de maneira eficaz, no processo de implantação da educação nas áreas rurais, as discussões da reunião  foram balizadas nas informações do I Seminário de Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do Campo realizado em Brasília. 

Nessa proposta de educação no Campo, o MDA é um importante parceiro do Instituto Federal, através do Programa  Pronatec, que visa a formação profissional para diversos públicos da agricultura familiar: agricultores/as familiares; assentados/as da reforma agrária; assalariadas/as rurais; indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais.

Durante a reunião, coordenadores de alguns polos regionais do Instituto Federal do Maranhão,  evidenciaram a dificuldade de estágios e inserção dos alunos do curso Técnico em Meio ambiente, no mercado de trabalho. O coordenador da regional de Caxias, Daniel Silas citou que as empresas fazem uma barreira, porque o técnico em meio ambiente identificaria práticas irregulares na atuação das mesmas, o que poderia gerar uma visão negativa da instituição. Porém, houveram iniciativas bem sucedidas em outras regiões, que colaboraram para obtenção de estágios e inserção dos alunos no mercado de trabalho.

Outro assunto evidenciado foi a necessidade dos campus caminharem de forma padronizada na ministração de cursos, para que não haja disparidade de conteúdos, para que os alunos não sejam prejudicados com divergências nos conteúdos.

O coordenador do Pronatec Campo do MDA no Maranhão, Ailton Sales fez uma breve explanação do programa aos coordenadores do IFMA, focou o público alvo a ser beneficiado e questões essências como, mobilização do público e acesso ao programa. Ele também mostrou os números do programa no estado em 2014 e as perspectivas de ofertas de cursos e vagas para o ano de 2015.  Em 2014, foram ofertadas 3800 vagas, porém apenas 486 matrículas foram efetivadas, esses números fizeram com que o estado ficasse muito abaixo da meta estipulada. Já em 2015, foram ofertadas 1780 vagas, das quais 1310 já foram homologadas. Ailton Sales falou ainda do esforço conjunto que deve ser feito entre as entidades parceiras para que o Maranhão alcance a meta nacional estabelecida para o programa.

O reitor do IFMA, Washington Luís falou da importância da parceria junto ao MDA.
“Eu acredito que o IFMA, como parceiro ofertante e mantendo essa relação de parceria dentro do Pronatec Campo com os demandantes, ou seja, com o MDA, eu acredito que a gente tem condições de melhorar nossas ações junto ao público alvo do programa, que são os agricultores familiares, comunidades indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária, e assim, fortalecer o programa no estado” pontuou Washington Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário