quarta-feira, 27 de maio de 2015

Sebrae apoia planejamento estratégico da Bacia Hidrográfica do Mearim

Durante oficina de elaboração do planejamento, comitê gestor definiu ações para preservação do rio e seus afluentes

 Sebrae

Representantes do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim estiveram reunidos em Vitória do Mearim, onde participaram da Oficina de Planejamento Estratégico, no intuito de elaborar o documento oficial que definirá as ações do comitê gestor para os próximos cinco anos.

A reunião foi mediada pelo consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) especialista em planejamento estratégico, Tadeu Borba, contando com a presença do gerente da unidade regional do Sebrae em Santa Inês, Aluízio Muniz; do presidente do comitê, José Ivo Gonçalves, bem como seu secretário executivo, José Filho; do presidente da Colônia de Pescadores de Vitória do Mearim, Marcelo Silva; do representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Maranhão, Antônio Valente; e do engenheiro ambiental da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), André Oliveira.
O Sebrae esteve presente à primeira reunião ordinária do comitê definitivo da Bacia do Mearim, realizada em abril, na cidade de Pedreiras - oportunidade em que foi discutida a criação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos com a finalidade de preservar e fiscalizar nascentes e a utilização dos rios como fonte de energia.
Na ocasião, o superintendente do Sebrae, João Martins, destacou a importância de parcerias que beneficiem o desenvolvimento regional. "O Sebrae acredita em parcerias público-privadas para fomentar o desenvolvimento sustentável das regiões, e esperamos que esse seja um grande exemplo positivo de que a atuação coordenada e organizada dos atores envolvidos pode contribuir para o desenvolvimento, o aumento da renda da população", avalia Martins.

Plano
Durante a oficina em Vitória do Mearim, os membros do comitê debateram pontos fundamentais para o planejamento estratégico de suas ações, como missão, visão e perspectivas do grupo para a preservação da Bacia do Mearim, considerado um dos rios mais importantes do estado, cuja bacia perpassa 83 dos 217 municípios do Maranhão.
O consenso entre os presentes estabeleceu que a missão da organização é promover a gestão integrada dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio Mearim, articulando políticas publicas e setoriais correlatas, integrando o planejamento e ações das instâncias do sistema estadual de gerenciamento da bacia, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.
Como visão institucional, o grupo busca ser reconhecido publicamente como organização que contribui para o uso sustentável dos recursos naturais que impactam na sustentabilidade da bacia hidrográfica do Mearim até 2020. A perspectiva geral inclui criar o fundo estadual de recursos hídricos e consolidar a captação de recursos financeiros através de parcerias público-privadas.
Para o presidente do comitê, o planejamento estratégico é fundamental para o sucesso da empreitada e o Sebrae é o parceiro ideal para a tarefa. ”Nós buscamos a parceria certa e esse planejamento vai nortear todas as nossas atividades e ações ao longo dos próximos cinco anos, sabendo onde queremos chegar e quais resultados buscamos atingir. Com certeza ganhamos muito com este momento de planejamento”, observou José Ivo Gonçalves. .
O representante da Codevasf também destacou a presença firme do Sebrae neste processo. “O apoio prestado pelo Sebrae nos fornece uma ferramenta importantíssima para nossas atividades. Com este instrumento, podemos definir as diretrizes das ações iniciais, oportunizando a melhoria dos nossos trabalhos de olho nos resultados”, avaliou Oliveira.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário