terça-feira, 5 de maio de 2015

Projeto vai trabalhar melhoria da qualidade do consumo de energia na indústria tocantina



Ação é fruto de parceria entre o Sebrae e o Senai, mirando no público formado por panificadoras da região 
 Sebrae
  Empresários da indústria da panificação de Imperatriz estiveram reunidos com a equipe técnica do Sebrae para conhecer o projeto Cadeia Produtiva da Indústria e da Construção Civil na região Tocantina, que desenvolve ações voltadas para o setor, com o objetivo de dinamizar e desenvolver o mercado regional.
Durante a reunião, foi esclarecido que uma das áreas de atuação do projeto é trabalhar a redução do consumo de energia elétrica nas panificadoras locais. As ações serão desenvolvidas com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), através de consultorias nas empresas atendidas pelo projeto.
Segundo o gerente do Senai em Imperatriz, Juarez Sanches, os custos do material a ser utilizado durante o processo de consultoria nas empresas serão cobertos pela parceria entre o Senai e o Sebrae.
“A parceria com o Sebrae é essencial para executarmos este projeto, com vistas a melhorar a qualidade do consumo de energia no setor de panificação, porque viabiliza o serviço ao empresário – que se fosse investir numa consultoria deste porte, somente a partir de sua renda, teria gastos muito elevados”, explicou Sanchez.

Demandas
A gestora de projetos do Sebrae, Márcia Martins, destacou que foi feito um levantamento das necessidades dos empreendimentos de panificação, no intuito de organizar e oferecer o projeto ideal. “Fizemos um mapeamento das necessidades destas empresas, com base na demanda identificada”, ressaltou Márcia, lembrando que a partir do diagnóstico inicial das necessidades, foram elaboradas as medidas corretivas para identificar a solução – seja mudar a fiação das instalações elétricas ou outras ações que compõem o plano de ação das empresas.
A consultoria para melhoria da qualidade de consumo de energia elétrica é uma das ferramentas oferecidas pelo Sebraetec, programa do Sebrae que trabalha especificamente na implementação de estratégias de inovação e tecnologia nos pequenos negócios.
Os presentes mostraram satisfação com as propostas apresentadas pelos gestores do Sebrae e Senai, como o presidente do Sindicato dos Panificadores, Jonas da Silva, que considerou a reunião positiva por sanar dúvidas  e acredita que as ações concretas irão beneficiar o setor.
“Precisamos do apoio do Sebrae e do Senai para o desenvolvimento de ações do nosso setor. Uma das grandes preocupações do proprietário de padaria é a conta de energia, já que elas consomem muito e com este projeto vamos mudar nossas instalações em busca de maior qualidade e economia”, comemorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário