sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

BALANÇA REDE É MANTIDO NA FINAL DO CAMPEONATO DO MAIOBÃO 2017

Por: Mendes Junior
O Patriota!

Após reunião realizada na noite de ontem, quinta-feira 30, a equipe do Balança Rede foi mantida na decisão do campeonato do Maiobão 2017, o Balança Rede enfrenta o Miau Esporte Clube, no próximo domingo dia 03 no campo da Av. 04 do Maiobão .
 Apesar do recurso apresentado pela diretoria do Vinte de Julho, que pedia a anulação da partida por conta da utilização de um atleta profissional pelo Balança Rede na partida da semifinal entre as duas equipes, que atuou com lateral direito Denilson Hernanes Santos Sineiro, com passagens pelo MAC, SAMPAIO, CORURIPE, MIXTO e CSA de Alagoas, clube com o qual  tinha vinculo até o ano corrente de 2017.

Julgamento da situação do atleta

Por conta de acertos e acordos não registrados em ata, no papel, a decisão - se deu pela situação regular do atleta, pois, a diretoria do departamento apresentou a seguinte situação: Que: se o atleta profissional tivesse com o contrato recendido (finalizado) com o clube profissional, e pagando a reversão, automaticamente estaria liberado e em condições legais para atuar por qualquer equipe do amador - situação que conforme o presidente foi acordado com as equipes participantes da competição durante as reuniões do DADM, portanto prevaleceu o que foi acordado e não regulamentado. Sendo que a documentação foi apresentada na reunião, embora com contestações entre as partes, a diretoria do Vinte de Julho embora insatisfeita acabou acatando o desfecho do julgamento.Evidencia-se que o Vinte de Julho também cometeu uma infração na referida partida, pois não pagou a taxa de arbitragem em tempo hábil.
Dos 12 clubes participantes da competição, apenas 4 compareceram à reunião, o que demonstra certa fragilidade, pois essas  8 equipes faltantes, fazem parte da diretoria e com direito a voto. Fica aqui o questionamento: por que, que as mesmas não se fizeram presente à sessão, o posicionamento das mesmas não seria decisivo e influenciar no desfecho da questão.

Veja o que diz o artigo 7º da competição sobre o assunto na imagem abaixo: Click para ampliar a imagem 


Analise da situação:

Alguns campeonatos tiveram problemas por conta dessa questão da utilização de atletas profissionais. Os fatos são recorrentes em alguns departamentos e por conta disso, o atleta foi eliminado da competição, equipes perderam pontos, e chegaram até a perder a vaga em fase seguinte e outras punições. No nosso entendimento, os regulamentos dos departamentos amadores não devem permitir nenhum tipo de brecha para que atletas profissionais disputem suas competições amadoras, se é profissional - é profissional - e ponto final.  Não tem que estar disputando competições amadoras, pois esse fato acaba privilegiando algumas equipes que tem uma melhor condição financeira e que podem pagar determinado valor para que determinado atleta atue em uma ou outra partida, porque certamente e dificilmente esse atleta vem só pela amizade ou por amor clube – pode até acontecer, porém, há valores nessa jogada, pois, o atleta corre riscos, é um profissional de futebol e não atuará pura e simplesmente de graça, estará sujeito a uma lesão ou coisa desse tipo.

O certo, é que essas situações acabam colocando em xeque a credibilidade e lisura da competição, por isso é bom evitar esse desconforto, desnecessário, muitas vezes o regulamento não é bem claro e acaba deixando brechas para essas situações, muitas vezes de dúbia interpretação.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário