segunda-feira, 11 de julho de 2016

Uma conquista sem ufanismos de "melhor" do mundo.

Pra calar a boca dos babões da cronica esportiva bajuladora e acabar com essa história que só se consegue conquistas com a presença de um "super astro ou coisa parecida". - Conversa!


 Por: Mendes Junior
 O Patriota!

 O titulo da Eurocopa conquistado pela Seleção Portuguesa, sem o seu melhor jogador, foi um episódio muito oportuno para mostrar e provar ao mundo, à Seleção Portuguesa, que, ela e qualquer outra seleção é capaz de conquistar; sem essa história de o "melhor" do mundo, super estrela, o insubstituível; - "se ele não jogar acaba o time"; ele é o cara; "sem ele, Portugal não tem a mínima chance"; citações próprias de uma tietagem e bajulação ufanista de muitos profissionais da imprensa que costumam elevar algumas figuras como semideuses, inalcançáveis. Muito típico de um determinado narrador brasileiro, que exagera nos elogios, babação da grossa.

A conquista dos jogadores portugueses em campo, sem a presença de Cristiano, também serviu para mostrar a próprio Cristiano Ronaldo, que ele sozinho não é o tudo, nem o todo capaz do futebol português, embora tenha suas qualidades, e isso é inegável. Com a sua saída nos minutos iniciais da decisão, logo no primeiro tempo do jogo, a Seleção, ou melhor, os jogadores portugueses, poderiam ter se abatido, desandado em campo.

- Com Certeza, antes e durante o jogo, surgiram expressões e pensamentos como: com ele já seria difícil; Sem ele, seria pior ainda, e até impossível para muitos, a conquista de um feito tão grandioso, como tal. Mas, o supostamente e teoricamente impossível, foi possível, sem a presença do super astro português, tido por muitos como o melhor do futebol, o que torna a conquista dos seus companheiros ainda maior. O desconhecido Éder, se não era o melhor, tornou-se o maior herói do futebol português, ele marcou o gol do maior triunfo da história do futebol português.

Imprensa bajuladora
Há um monte de gabolas e bajuladores do futebol, na imprensa esportiva brasileira e mundial,  faço aqui uma referência ao "meu" estado, o Maranhão, onde também, algumas figuras da cronica esportiva em geral, tem esse mal habito, e por isso comete excessos, tanto por super elogiar, como para criticar negativamente, principalmente quando o assunto se trata de treinadores, esses ditos "profissionais" fazem parte de um ridículo grupo de "babadores de microfone" como citou o clássico comentarista maranhense, Haroldo Herbert Silva, um do maiores nome da cronica esportiva do rádio do Maranhão e do Brasil.
Lição a ser seguida
Espero que o episódio com a equipe Portuguesa, sirva de exemplo para Seleção Brasileira, a qual sofre a interferência de uma propaganda excessiva e até absurda em cima da figura do jogador Neymar, grande parte da imprensa brasileira trabalha e divulga que a Seleção sem o Neymar, praticamente não tem uma equipe, não é seleção, - o que é absurdo, chega a ser até inojável.

A interferência no surgimento de talentos natos
Dos grandes jogadores que o futebol brasileiro já produziu na sua história gloriosa, Neymar é o mais mediano entre eles; - porém, com status de superestrela, mega jogador; - mas, ele não chega nem a 60% da genialidade dos mais recentes, como: Romário, Ronaldo Fenômeno, e Ronaldinho Gaúcho, essa é a grande verdade. - é bom tomar o exemplo de Portugal, pois esse excesso de estrelismo em cima de um jogador que não é isso tudo que dizem, é extremamente prejudicial ao nosso futebol e principalmente a Seleção Brasileira. - Aí você me questiona: -E os números de Neymar na Seleção, que já superou aos outros? -Aí eu devolvo outro questionamento: - Que números são esses? - Agora, respondo: Um jogador mediano em meio a uma leva de jogadores de menor nível que ele, o provável é que ele encontrará mais facilidade na execução do seu trabalho, e isso vemos e medimos pelo nível dos adversários da grande maioria dos amistosos que a Seleção Brasileira tem enfrentado, fracos e sem nenhuma expressão, muitos deles são realizados simplesmente por submissão aos contratos com patrocinadores, que visão tão somente o lucro e a promoção pessoal das suas marcas.

O futebol brasileiro, é hoje - um reflexo da interferência dos empresários e do dinheiro; - muito jogador melhorado em escolinhas e em peneiras de cartas marcadas, tem ofuscado, colocado uma nuvem negra em cima de muitos craques, garotos que já nascem com talento nato, com a essência da habilidade, do drible e da alegria, que é a própria essência do futebol brasileiro, muitos não tem condição de comprar uma chuteira, transporte para condução até o CT, bancar a estadia durante o período de testes em um clube que muitas não dá mínima condição ao atleta, na verdade o explora muitas vezes, e por aí vai; - o que acaba matando, enterrando o sonho e o objetivo de muita gente boa, e com certeza afirmo, - melhores do que muitos que estão nos holofotes com status de grande jogador. É preciso urgente combater, essa descaracterização e socorrer os talentos que estão sendo desprezados nos poucos campinhos de terra batida que ainda restam na periferia.

"Estão deixando de dar bolas para crianças brasileiras e passaram a da armas e drogas! Formando delinquentes e assassinos - em vez de craques".

Nenhum comentário:

Postar um comentário