sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Emílio Odebrecht vai cumprir 4 anos em prisão domiciliar — Lava Jato Tomar TV http://tomartvnews.com/2016/12/09/em-lio-odebrecht-vai-cumprir-4-anos-em-pris-o-domiciliar/

Tomar TV News (compartilhamento)

Os procuradores irão se dividir em equipes para formalizar no papel e em vídeo os termos de delação dos executivos, incluindo o presidente afastado Marcelo Bahia Odebrecht e seu pai Emílio. O trabalho deve começar nesta sexta-feira. Os depoimentos foram definidos nove meses depois do início das negociações, e os executivos devem ser ouvidos em pelo menos cinco estados diferentes. A pulverização em diversos estados tem como objetivo agilizar o processo. No entanto, por envolver dezenas de pessoas, as oitivas não serão centralizadas na PGR e deverão acontecer também em outras cidades, como em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Segundo fontes da Odebrecht que pediram para não serem identificadas, após a Lava Jato descobrir que na empresa havia um departamento destinado à contabilidade da propina, Emílio procurou os integrantes da força-tarefa com a proposta de entregar aos procuradores o que ele chamou de "colaboração definitiva" da empresa. A força-tarefa se subdividirá em equipes de procuradores da Procuradoria-geral da República, que é quem fez o acordo de delação premiada, e da Procuradoria em Curitiba, origem das investigações da Lava Jato, e que ficará responsável pelo acordo de leniência (espécie de delação para empresas).

O grupo espera conseguir tomar os depoimentos até o dia 19, quando começa o recesso do Judiciário. Só após a homologação as delações poderão ser utilizadas para abertura de inquéritos ou na solicitação de medidas cautelares, como busca e apreensão e prisão de pessoas citadas. Tanto a Justiça em primeira instância, como o Supremo os trabalhos serão retomados em fevereiro de 2017. O conteúdo das delações já foi detalhado em anexos pelos executivos.

De acordo com a publicação, o acordo firmado entre o dono da construtora e a força-tarefa da Polícia Federal determina que ele cumpra os dois primeiros anos em prisão domiciliar no regime semiaberto. Os dois anos restantes da pena ele deverá estar em casa nos finais de semana, em regime aberto, usando tornozeleira eletrônica nesse período. Marcelo Odebrecht, que está preso desde junho de 2015, em Curitiba, cumprirá uma pena total de 10 anos, na qual deve permanecer até o final de 2017 na cadeia.


No caso dos executivos, além da prisão domiciliar, eles terão de pagar uma multa que em alguns casos alcançou 60% do valor dos recebimentos no período das práticas ilícitas. Na leniência firmada com o MPF, o conglomerado se comprometeu a pagar multa de quase R$ 7 bilhões no prazo de 20 anos. Tomar TV http://tomartvnews.com/2016/12/09/em-lio-odebrecht-vai-cumprir-4-anos-em-pris-o-domiciliar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário