segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Seleção e futebol brasileiro em decadência

Por: Mendes Junior                                                                                        Editar 
O Patriota!
A decadência da Seleção e do futebol brasileiro, é um fato, que se dá pela quase extinta presença de meninos que jogavam de pé no chão, do tempo em que  caminhavam uma longa distância até chegar ao campinho de terra do bairro para correr atrás da gorduchinha, na pelada de cada dia, no  treino e na disputa dos campeonatos amadores dos pequenos clubes montados pelos apaixonados por futebol em todo país, os quais, além de donos, eram treinadores, roupeiros, massagistas e até olheiros. Muitos craques na história do nosso futebol, surgiram e foram descobertos assim, por meio dos treinadores de bairro, que incentivam e levavam garotos para fazerem testes nos clubes da cidade e insistiam junto à diretoria  desses clubes que pelo ao menos deixassem o meninos treinarem, sem compromisso de o clube oferecer qualquer tipo de ajuda, mas que prestassem bem atenção no futebol deles, esses garotos muitas vezes não tinham qualquer tipo de recurso e ajuda financeira que fosse, para irem treinar, muitas dessas vezes, iam até em jejum, quando não, apenas com um cafezinho com farinha, e quando menos ruim - um ovo frito fazendo o recheio do pão seco e amassado, mas, ainda assim, com uma disposição e talento fora do comum para correr atrás da pelota, sem uma alimentação adequada, a força vinha do carinho e incentivo dos pais,  quando não, essa força vinha de algum amigo, e principalmente da esperança de terem uma chance, mesmo diante de tantas barreiras - a fome maior que tinham, era a fome de bola; e  com uma vontade e uma força inacreditável para jogar futebol.

A pergunta que se gerava dos que os viam, era como esses meninos conseguiam se manter de pé? De onde vinha tanta energia e habilidade para jogar tão bem, futebol. -Sem duvidas, eram tempos difíceis, mas, bons tempos - os quais geraram os maiores craques que o mundo já viu jogar; e esses jogadores foram dignos do escudo que carregaram no peito.
- Olhe para histórico do nosso futebol e confira de onde surgiram a maioria dos melhores jogadores que já tivemos - eles começaram nos chamados campos de várzea.

Meninos que sonharam e que por amor a um objetivo conquistaram e realizaram um dos mais almejados sonhos de várias gerações de garotos brasileiros - o de vestir a camisa da Seleção Brasileira de futebol. Fomos testemunhas da época, em que vestir a camisa de um clube nacional era como que vestir uma segunda pele, e em se tratando de Seleção Brasileira, isso  era o ápice; - o choro de alegria, a emoção e o prazer de um de jogador  ao ser convocado para vestir a camisa verde-amarela era algo incomensurável, indescritível. Hoje a camisa de um clube nacional, é como um copo descartável diante da oferta de clubes europeus, ou pela oferta de qualquer outro clube em qualquer outra parte do planeta que tenha uma boa quantia para oferecer e ser negociada, pois, objetivo do jogador está apenas no valor do contrato - para muitos no futebol, assim como nos relacionamentos entre duas pessoas, o amor por algo ou por alguém, está sendo substituído pelo dinheiro, ou então, deixado na reserva -  e infelizmente,  isso tem chegado à nossa Seleção..

 O que temos hoje é uma safra de jogadores pura simplesmente selecionados por cartas marcadas, com algum talento, porém reduzido, e assim, chegam ao ambiente da Seleção Brasileira pela interferência e agenciamento de empresários, os quais estão fazendo do nosso futebol, apenas um negócio, um ajuntamento de jogadores medianos usados como produto e matéria prima para servir aos times estrangeiros, principalmente aos europeus, o garoto que faz parte de um clube europeu ele é visto com outros olhos - os olhos da rentabilidade financeira para  dirigentes tantos dos nossos clubes, como dirigentes da própria CBF em associação com empresários e grandes patrocinadores, que lucram muito com isso. O alto escalão da CBF aponta, indica e determina: convoca o jogador time tal, pra Seleção, para valorizar o passe dele. - O lucro é certo!

O grande problema é que esses jogadores chegam à Seleção cheios de pompa, regalias e privilégios de majestade, nobres da cortes e isso conta com a colaboração de grande parte de uma imprensa marron e lobista que também promove excessivamente a figura desses jogadores, dando a eles um status de superstar, mas que estão muito a quem dos nossos grandes nomes. As reivindicações desses jogadores e a dos clubes em que atuam, fala mais alto,  estão em primeiro lugar; e a Seleção é apenas uma vitrine para promovê-los; - e que ainda reluz algum brilho, por conta do que foi feito no passado, por jogadores diferenciados, acima da média e com uma característica inegociável, eles amavam e queriam deixar registrados os seus nomes registrados no mais alto patamar da história do futebol mundial, chamado Seleção Brasileira, a mais vencedora de todos os tempos, posto que ainda mantém graças ao feito de craques, que não citarei aqui, para não cometer nenhuma injustiça.

As dificuldades ainda continuam, meninos ainda sonham e craques ainda existem num país que durante um bom tempo ficou conhecido e chamado o país do futebol. Os garotos craques de hoje, só precisam ser vistos, - como disse: eles ainda existem e estão espalhados, escondidos, quando não ofuscados por barreiras criadas por pessoas que dirige o nosso futebol, - pois é, eles estão espera da oportunidade de serem visto apenas pelo talento e não por privilégios como alguns melhorados em escolinhas de empresários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário