sábado, 26 de novembro de 2016

A música maranhense e seus novos valores.

Por: Mendes Junior
O Patriota!                                                                                 editar

A nova geração da música maranhense reuniu-se no palco do Auditório Cesar Pires, da Universidade Estadual (UEMA) no centro histórico de São Luís. Uma turma promissora de alunos do curso de música da Universidade Estadual estiveram reunidos na apresentação do Show Candeeiro, um projeto idealizado pelo cantor e compositor maranhense Riba Salgueiro, ainda pouco conhecido no cenário estadual, porém, é um artista que se destaca pela capacidade de produzir de forma muito rica, suas composições em vários gêneros, ritmos e estilos musicais.

O objetivo do artista é fazer um resgate da música maranhense dentro do que há mais de peculiar da nossa cultura, das características do nosso regionalismo - para ele, a música maranhense não vive um bom momento, no quesito qualidade, assim como a própria Música Popular Brasileira. Com projeto ele visa também a criação de espaços, os quais ele denomina de Palcos Populares, como de forma de gerar oportunidades para divulgar e evidenciar a produção artísticas dos novos valores da cultura local.

Em sua fala ao BMJP, Riba desabafou:

“A gente precisa valorizar mais os nossos artistas, há muita gente boa aqui, mas sem espaços, sem oportunidades para mostrar os seus trabalhos, é necessário que os organismos de cultura do estado criem mecanismo, projetos que insiram principalmente aos novos valores, como forma de incluir e fazer o ciclo da nossa cultura girar, florescer com a renovação e surgimento de novos valores”, Riba Salgueiro

Riba também evidenciou uma questão que para ele, é nociva e desprestigia aos artistas locais e supervalorizar aos de fora.

“Há um comportamento e uma forma de conduzir a nossa cultura, que precisa ser revisto e mudado, principalmente no que se refere a um maior apoio e valorização da nossa produção artística local, pois, na maioria dos grandes eventos realizados no estado, o que vemos principalmente no seguimento em questão, é uma supervalorização ao artista de fora e o auto investimento que é aplicado para trazê-los, quando deveríamos direcionar um pouco mais para os artistas locais, bons projetos podem ser apoiados para valorizar o que nosso, quero deixar claro que não só contra a atração de fora, mas, ela não deve ser supervalorizada em detrimento da nossa. A presença dos nossos artistas nos palcos desses grandes eventos deve ser algo mais efetivo, mais visível”, evidenciou Riba Salgueiro.

Quem se fez presente ontem, ao Show poder sentir e perceber a musicalidade de um artista diferenciado, principalmente na sua capacidade para compor; com composições ricas na sua contextualidade com letra que trazem aspectos da realidade e do cotidiano social, destacando características do regionalismo maranhense e brasileiro, onde faz um resgate da poesia local, fazendo um link entre o romantismo e modernismo, harmonizando tempo, realidade e imaginário popular, numa perspectiva de uma música universal.

No Palco estiveram com Riba Salgueiro: os guitarristas Daniel Azevedo e JMarujo, o contrabaixista Ramon Adler, e ainda apresentação vocal de Kriss Abreu e Regina de Jesus, que também se apresentou com o seu baixo acústico.

Ao Final do Show, Riba Salgueiro agradeceu aos seus apoiadores: A Universidade Estadual do Maranhão, A Secretária de Cultura do Estado, na pessoa do secretário Diego Galdino de Araújo e ao blog: http://mendesjunioropatriota.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário