sexta-feira, 4 de novembro de 2016

A Música Maranhense se reúne no Show Candeeiro com Riba Salgueiro e convidados.

Por: Mendes Junior
O Patriota!


Com o tema, a Nova Música Popular Brasileira no Maranhão, músicos maranhenses da década de 90 se reúnem no  próximo dia 25 de novembro, das 19:00 às 21:00 horas, no Show Candeeiro,  que acontece no Auditório Reitor Cesar Pires no Centro de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Estadual – UEMA, na Rua da Estrela, 472, Centro Histórico de São Luís.

Bons compositores que produzem uma música popular de muito boa qualidade, porém ainda longe dos grandes palcos e dos holofotes da grande mídia, esses artistas não deixam nada a desejar em relação àqueles que estão em evidência no grande mercado fonográfico. Mas, infelizmente, sabemos que a grande indústria cultural, nos mais diversos seguimentos das artes, muitas vezes trabalha com o fator quantidade, na visão e perspectiva da obtenção tão somente do lucro.

Por conta, dessa busca pelo lucro, o empresariado tem desprezado o quesito qualidade, deixando em segundo plano bons artistas, pois somos testemunhas dessa realidade, como ouvintes, de maneira que somos obrigados a ouvir nas programações de rádios em grande parte do que é veiculado; - um subproduto chamado de música, e propagadas pelas gravadoras do país a fora.

-O que muitos chamam de música, é na verdade uma regressão sonora, produzida para uma cultura de massa néscia. Porém, o mercado fonográfico fatura alto, com um grande número de ouvintes que se acostumou com pobreza e vulgarização de letras escrachadas, obscenas, não há valores elevados que tragam uma reflexão a quem ouve, ou seja, à sociedade que cada dia torna-se insensível à boa musica.

Vive-se uma decadência musical, e a maior parcela de ouvintes, e que mais consome esse subproduto, se encontra principalmente nas classes menos abastadas, que vivem na ignorância cultural, com pouco estudo e sem acesso ao conhecimento, os quais se acostumaram, de certa forma, até pela imposição desse grande mercado, pois são forçadas a consumir o que lhes é oferecido, que em grande parte trata-se de uma contaminação auditiva, trocaram a boa música por ruídos, que exaltam e estimulam no ouvinte baixos sentimentos que de certa forma adestra e forma nesse indivíduo o seu caráter musical.
O que mais se ouve tocar: são obscenidades, uma música com forte apelo sexual, com letras de conteúdo agressivo, carregadas de palavras de baixo calão, que inclusive incentiva uma desordem comportamental, despertando no indivíduo, o agir por instinto.  Com toda essa estratégia da indústria  cultural, ou cultura de massa em cativar o ouvinte pelo desejo, com um único objetivo fazê-lo consumir a esse produto estrategicamente industrializado, com isso, o que vemos é uma decadência acentuada no gosto musical das pessoas. Quem nos adverte sobre essa atuação da indústria cultural é filosofo sociólogo, musicólogo e compositor alemão da escola de Frankfurt, Theodor Adorno que afirma; que o gosto por determinada música é julgado pelo fato da canção de sucesso ser conhecida por todos. O termo “clássica” designa as categorias da música-seria. A música de entretenimento, ao invés de entreter, contribuiu ainda mais para o silêncio dos homens. 

Em dias atuais o Brasil sofre por varias crises: a crise de corrupção política e administrativa, de comportamento, de violência e de criminalidade, crise no futebol, e na musica não é diferente; - é cada vez mais raro, vermos aparecer bons artistas nos palcos da Música Popular Brasileira.

Por conta desse cenário de crise e escassez de oportunidades no campo cultural, é que surge o movimento de artistas fora dos palcos, com a perspectiva de fomentar e estimular a criação de palcos populares, cujo, o objetivo maior é oferecer espaços para que o artista desconhecido passe a ser visto, a ser reconhecido pela arte que produz, nos diversos segmentos da nossa cultura, para que assim, possa apresentar o seu trabalho as suas produções ao grande público.

Idealizador do Projeto
O mentor desse grande evento cultural, é o eclético, poético e musical; - o compositor maranhense Riba Salgueiro um dos mais talentosos compositores da sua geração, impar e singular, Riba é autor de mais de 300 de composições em vários ritmos, gêneros e estilos musicais.


- Distante da grande mídia ou do ciclo fechado e restrito de um sistema que segrega; - em grandes e pequenos; os do time, e os fora do time; os de dentro da panela e fora da panela - entende? - E isso, pela má gestão e ausência de atuação dos organismos que gerenciam a cultura em nosso estado, ou seja, as secretarias de cultura, que muitas vezes é gerida por pessoas que não são do meio e que não realizam um trabalho significativo de valorização e descoberta de novos talentos, para que assim, se contemple artistas valorosos, que podem contribuir em muito para o enaltecimento da cultura local, o que não se restringe somente a área musical, mas, em muitos outros seguimentos da nossa cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário