terça-feira, 15 de novembro de 2016

República Federativa do Brasil.

15 de novembro de 1889, proclamação da República Federativa dos Estados Unidos do Brasil, 127 anos de República.

Por:Mendes Junior 
O Patriota!

República do latim res pública. Forma de governo em que um ou vários indivíduos são eleitos pelo povo para exercerem o poder por um tempo determinado. Estado, forma de organização de um país.
Após descoberto por volta dos anos de 1500, e invadido pelos portugueses, ou melhor, pela coroa portuguesa em fuga.  

Antes de se falar da proclamação desta nação como República, é importante destacar a alguns fatos que colaboram para a proclamação da Republica dos Estados Unidos do Brasil em 15 de novembro de 1889.
Entre os vários fatores que contribuíram e influenciaram para essa proclamação, vem desde o domínio napoleônico na Europa, o que forçou a fuga do monarca Dom João VI, para as terras Tupiniquins, que por aqui permaneceu até que o clima pelo velho continente retornasse à dias mais tranquilos, e isso ocorre, quando da derrota da terrível ameaça à coroa portuguesa na figura do conquistador francês Napoleão Bonaparte.

Com derrocada de Napoleão em 1815, Dom João VI, cautelosamente espera o clima tenso acalmar e então toma a decisão de retornar ao reino de Portugal seis anos depois, por essa circunstâncias criou-se a situação da monarquia no Brasil, então Dom João decido a retornar e retomar a coroa, e isso faz em 1821, porém voltando a Portugal, Dom João VI deixa aqui no Brasil, o seu filho e príncipe herdeiro D. Pedro, que ligaria a independência do Brasil à função de Império Português.

O Brasil fora o único império nas Américas. E essa é uma das razões para que se proclamasse aqui a República em 15 de novembro de 1889.

A monarquia no Brasil, exerceu um papel artificial, um governo de faz de conta, ou melhor, apenas por interesses econômicos e exploratórios, pois o governo monárquico se caracterizava pelo artificialismo, pois a monarquia estava voltada para Europa, de costas para América, para Brasil e principalmente para o povo brasileiro.  A coroa portuguesa não tinha preocupação alguma com as necessidades e situação em que vivia o povo, que enfrentava uma dura e caótica  realidade social, sem qualquer tipo de assistência, totalmente desassistido.

Antes da condição de República, o Brasil era apenas uma terra ocupada e explorada pelos portugueses, que estabeleceram o seu domínio neste território. O regime, os políticos, os partidos não acompanhavam a vida de nosso país, o crescimento de seu povo, suas ideias, potencialidades, etc.
Sem sombra de duvidas que entre os inúmeros problemas enfrentados pela gente desta terra, naquelas épocas, - sem dúvidas que o Regime era o problema que encabeçava o topo dessa lista, e era o principal responsável pelo caos social.

Por falar do Regime daqueles tempos, o Regime dos dias atuais não se distancia muito, não é muito diferente, o povo brasileiro continua debaixo de duras penas, por conta de maus administradores à frente do governo e da política nacional.

A República Federativa do Brasil é composta por 26 estados e um distrito federal, onde situa-se a capital da República, Brasília. O Brasil até os anos de 1968 era denominado como República Federativa dos Estados Unidos do Brasil, porém, após Lei nº 5.389, de 22 de fevereiro de 1968 e Parecer nº H-733, de 14 de setembro de 1968, da Consultoria Geral da República aboliu o trecho Estados Unidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário