sexta-feira, 21 de outubro de 2016

O desrespeito e os abusos do transporte alternativo em relação aos usuários é constante em Paço do Lumiar e S. José de Ribamar.

"O descumprimento às leis de transito e de transportes de passageiros, são constantes".

Denuncia

Por:Mendes Junior                                                                                          editar
O Patriota!

Placa ao teto com informação abusiva.
Como se já não bastasse o desrespeito das grandes empresas que fazem o transporte coletivo de passageiros em nosso estado. Alguns proprietários de vans decidem deliberadamente as normas para os usuários do transporte alternativo, quero destacar a alguns veículos que fazem parte da frota que fazem linha nos municípios de S. José de Ribamar e Paço Lumiar, sentido a São Luis.
As imagens enviadas por um passageiro evidenciam alguns desses abusos e desrespeito para com os usuários do transporte alternativo. A placa pregada próximo ao teto dessa van, por exemplo,passa duas informações aos passageiros.

-No primeira, faz uma solicitação, um pedido que não vejo maiores problemas, nada de errado, diz o seguinte:

"SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, CRIANÇA QUE NÃO PAGAR PASSAGEM, FAVOR COLOCAR NO COLO".

Na segunda informação é que está o problema, e gravíssimo por sinal, porque fere os direitos e garantias legais do cidadão, ou seja, o direito dos usuários (idosos ou passe livre) não tem vez nessa van, nesse veículo o direto dessas pessoas é cerceado pelo proprietário. Estudantes também são intimidados, recriminados diariamente. Alguns condutores e cobradores de vans, muitas vezes se negam a receber a meia passagem mesmo que estejam com o documento estudantil em mãos, ou fardados. - Creio que alguns agem dessa forma, por orientação dos proprietários e/ou patrões. 
Veja o que diz a segunda informação :

"OBS. NÃO RECEBEMOS PASSE LIVRE OU IDOSO"

Mas, ainda há, frases mais abusivas do que essa última; -Infelizmente alguns proprietários do transporte alternativos agem dessa maneira, não são todos; - é importante que se diga isso! Mas, evidencia-se que o caso mostrado nesta matéria em relação a esse veículo, não é um caso isolado. Portanto, é necessário que a secretária municipal de transito fiscalize esses abusos, que constrangem o cidadão, que muitas vezes é obrigado ouvir coisas que não deveria, é algumas vezes é humilhado.

Por vezes essa conduta gera conflito, discussões, agressões verbais e até mesmo físicas. Por tanto, é necessário que seja feito um trabalho de conscientização com os proprietários desse meio de transporte, assim como, com os usuários, no que se refere aos direitos e deveres de cada um, ou seja, de ambos os lados. Como sugestão para amenizar e coibir esses abusos, sugere-se à secretaria municipal de transito, que padronize as placas informativas a serem colocadas no interior desses veículos, baseadas nas garantias legais de cada cidadão, para que estes não sejam desrespeitados no seu direito.

Entre outras posturas de desrespeito aos usuários, ocorre com relação rota traçada e determinada pelos proprietários, refiro-me aqui, principalmente a população do maior conjunto habitacional de Paço do Lumiar, o Maiobão. -Pois, parte dos usuários do conjunto está penalizada, pelas medidas abusivas dos proprietários do transporte alternativo, que sem nenhum tipo de consulta, ou qualquer respeito às leis e principalmente à população que os apoiou durante os pedidos de liberação para prestarem o serviço no bairro e no município, hoje está prejudicada. Pois, os proprietários decidiram ao retornar do centro da cidade, não rodar mais por uma das principais avenidas do conjunto, apenas quando passam no sentido ao centro – São Luís. No que se refere à volta de São Luís, não trafegam de volta pela Av. 12, apenas pela Avenida 13, então os moradores de parte do conjunto ficam refém dessa atitude desrespeitosa, e principalmente à noite, pois percorrem longas distâncias para chegarem às suas residências, correndo o risco de serem assaltados ou sofrem alguma violência principalmente as mulheres.

Então, fica aqui como sugestão, para que a secretária municipal de trânsito faça essa fiscalização nos transportes alternativos com relação a esses assuntos abordados nessa matéria, inclusive fazendo uso da unidade descentralizada do Detran, na estrada do Ribamar, MA 201.



Nenhum comentário:

Postar um comentário